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Título: Ninguém veio me atender : uma análise do consumo de moda pela juventude negra do DF
Autor(es): Silva, Luís Felipe Maracaípes Veleci da
Orientador(es): Valente, Suelen Brandes Marques
Assunto: Consumidores - comportamento de compra
Decisão de compra
Racismo
Jovens
Moda e comunicação
Consumidores - preferência
Data de apresentação: 10-Jul-2019
Data de publicação: 22-Dez-2020
Referência: SILVA, Luís Felipe Maracaípes Veleci da. Ninguém veio me atender: uma análise do consumo de moda pela juventude negra do DF. 2019. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo identificar quais os fatores que caracterizam os hábitos de consumo de moda da juventude autodeclarada negra do Distrito Federal, Brasil. Para tanto, o estudo buscou, primeiramente, compreender o papel do consumo nas sociedades ocidentais, bem como mapear historicamente os elementos que contribuíram para a formação da identidade e das relações sociais do negro brasileiro contemporâneo. Por fim, foi realizada uma pesquisa de campo de teor descritivo-qualitativo, identificando os principais rituais de consumo de moda dessa juventude e como suas experiências, individuais e coletivas, frente a uma sociedade que possui o racismo institucional enraizado em sua estrutura, influenciam o seu comportamento de consumo. Os resultados do trabalho apontaram que os jovens aqui estudados constituem um grupo especial de consumidores porque seus comportamentos em questões como a escolha de suas influências de estilo, a escolha das marcas e lojas onde comprarão e a maneira como se vestem no cotidiano, são determinados pela autoidentificação enquanto parte da população negra.
Abstract: This paper aims to indentify which factors characterize the fashion consumption habits of the Brazilian Distrito Federal’s self-declared black youth. Therefore, this study sought, firstly, to comprehend the consumption’s role in western societies, as well as map historically the elements that contributed to the formation of the contemporary Brazilian black people identity and social relationships. At last, a field research was developed labeled descriptive-qualitative, identifying this youth’s main fashion consumption rituals and how their experiences, individual and colective, against a society that possesses institucional racism rootend in its structure, influence their consumption behavior. The results of this paper shows that the studied youngsters correspond to a special consumers group because their behaviors as a matter of choices of style influence, brand and stores where they will buy and the way they usually are dressed a are set by self-identification as part of the black population.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2019.
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