Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26237
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MatheusCarneiroMarques_tcc.pdf922,53 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação empírica da teoria austríaca dos ciclos econômicos por meio de um modelo vetorial autorregressivo
Autor(es): Marques, Matheus Carneiro
Orientador(es): Rossi, Marina Delmondes de Carvalho
Assunto: Inflação
Política monetária
Juros
Economia
Ciclos econômicos
Escola Austríaca (Economia)
Data de apresentação: 12-Jul-2019
Data de publicação: 23-Dez-2020
Referência: MARQUES, Matheus Carneiro. Avaliação empírica da teoria austríaca dos ciclos econômicos por meio de um modelo vetorial autorregressivo. 2019. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O trabalho em questão busca avaliar empiricamente a aplicabilidade da teoria austríaca dos ciclos econômicos. Para tal será utilizada uma abordagem histórica e estatística que busca encontrar indícios da validade dos trabalhos dos economistas pertencentes a essa escola de pensamento. A análise histórica foi feita a partir da consulta a livros e artigos científicos enquanto a porção estatística do trabalho focou nos resultados de modelos econométricos referenciados e naqueles obtidos em um modelo vetorial autorregressivo de desenvolvimento próprio. A conclusão desse estudo é de que há indicativos que a teoria austríaca descreve com acurácia a dinâmica da economia real.
Abstract: This work aims to evaluate empirically the applicability of the Austrian theory of the business cycle. To do so, it will be taken a historic and statistic approach to search for evidence of the validity of the work made by economists from this school of thought. Consulting books and scientific articles made the historical analysis whilst the statistic portion focused on the results of the referenced econometric models as well as the results of a self-made vector autoregression. The conclusion of this study is that there are indications that the Austrian theory accurately describes the dynamic of the real economy.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.