Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26258
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_ViniciusDeOliveiraAlves_tcc.pdf754,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Acesso ao ensino superior e disponibilidade de internet domiciliar : uma análise de impacto probabilístico
Autor(es): Alves, Vinícius de Oliveira
Orientador(es): Ramos, Carlos Alberto
Assunto: Ensino superior
Internet
Internet na educação
Probabilidades
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 28-Dez-2020
Referência: ALVES, Vinícius de Oliveira. Acesso ao ensino superior e disponibilidade de internet domiciliar: uma análise de impacto probabilístico. 2019. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho busca verificar, para o caso brasileiro, qual o impacto do acesso domiciliar à internet na probabilidade de uma pessoa estar cursando ensino superior. Para tanto, controlando para um conjunto de caraterísticas da pessoa e do local em que vive, estima-se um modelo Logit. Com a restrição de indivíduos com entre 15 e 30 anos de idade, realizam-se as estimações a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2015. Como resultado, encontra-se impacto positivo e estatisticamente significativo do acesso a tal tecnologia na probabilidade de se cursar graduação. De fato, sem acesso à internet, essa probabilidade cai para menos da metade, mesmo considerando indivíduos cujas caraterísticas os tornam mais propensos a realizar ensino superior.
Abstract: This study aims to evaluate, with respect to Brazil, the impact of household internet access on peolple’s probability of going to college. In order to do so, controling for several peolple’s characteristics and where they live, a Logit model is estimated. With the restriction of individuals aged between 15 - 30, the estimations are done using data from National Household Sample Survey (PNAD) 2015. As a result, we find positve and statistically meaning impact of household internet access on the probabability of becoming an undergraduate student. Indeed, without internet acess, this probability falls to less than a half, even considering people whose characteristics turn then more likely to go to college
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2019.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2019.TCC.26258
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.