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dc.contributor.advisorTorres, Marcelo de Oliveira-
dc.contributor.authorLima, Tiago Oliveira de Andrade-
dc.identifier.citationLIMA, Tiago Oliveira de Andrade. O commuting e o efeito sobre a distribuição espacial da renda: DF e a região metropolitana de São Paulo. 2019. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO modelo de cidades monocêntricas elaborado por Muth (1969), Mills (1972) e Alonso (1964) apresenta relações interessantes em questões de distribuição geoespacial de diversas variáveis, entre elas o preço de aluguéis, densidade populacional, renda e custo do transporte. Neste trabalho é testado de que forma os padrões de tempo de deslocamento ao trabalho tem efeito sobre o rendimento dos trabalhadores do Distrito Federal e da Região Metropolitana de São Paulo, e chegou-se a conclusão que há uma redução da renda com o aumento do tempo de deslocamento no trânsito para ambas as localidades. Para o DF, a redução da renda é maior ainda quanto maior a faixa de tempo de deslocamento, variando entre uma redução de 900 reais para quem está na faixa de 30 min a 1 hora e 1239 reais para quem mora entre 1 e 2 horas do trabalho. Já, o efeito para a RMSP encontrado é de queda de aproximadamente -2,3 reais para cada minuto a mais no trânsito. Ao estudar o efeito da distância no caso da RMSP, os coeficientes apresentaram-se bem baixos (queda de 4 reais a cada quilômetro a mais de distância entre o domicílio e o local de trabalho). Além disso, os efeitos na renda conjugados para cada tipo de ocupação no Distrito Federal também mostram-se decrescentes com o tempo de deslocamento, com efeitos maiores entre Militares, Funcionários Públicos e Empregadores. No caso da RMSP, os Empregadores são os mais afetados pela duração do tempo de deslocamento. Por fim, como panorama geral, os impactos obtidos para o Distrito Federal foram bem superiores aos da RMSP, o que pode ser explicado por questões históricas e políticas associadas à construção de Brasília, ou como argumentado por Bertaud (2017) pelo caráter utópico desta última cidade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMonocentricidadept_BR
dc.subject.keywordSaláriospt_BR
dc.subject.keywordTrabalhopt_BR
dc.subject.keywordEconomia urbanapt_BR
dc.subject.keywordEconometriapt_BR
dc.subject.keywordMobilidade urbanapt_BR
dc.subject.keywordTransporte urbanopt_BR
dc.titleO commuting e o efeito sobre a distribuição espacial da renda : DF e a região metropolitana de São Paulopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-12-28T12:22:18Z-
dc.date.available2020-12-28T12:22:18Z-
dc.date.submitted2019-07-08-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26259-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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