Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26267
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MarinaMachadoMoura_tcc.pdf4,96 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCarvalho, Rafiza Luziani Varão Ribeiro-
dc.contributor.authorMoura, Marina Machado-
dc.identifier.citationMOURA, Marina Machado. A contribuição iconográfica de Benjamin Abrahão Botto para a espetacularização do cangaço. 2019. 116 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo analisar a iconografia do cangaço produzida pelo fotógrafo árabe Benjamin Abrahão Botto e investigar de que forma esses registros contribuíram para a espetacularização do fenômeno no imaginário popular. Para tanto, primeiramente, analisamos os discursos das mídias jornalísticas contemporâneas ao cangaço e como estas construíram suas narrativas espetacularizadas acerca do fenômeno; em seguida, abordamos as dimensões real, simbólica e imaginária da imagem, relacionadas ao nosso objeto de estudo; e, ainda, discorremos sobre a criação de mitos e o conceito de espetacularização, levantado na pergunta de pesquisa. Por fim, analisamos o conteúdo da iconografia destacando os elementos e signos contidos no material que contribuem para essa construção espetacularizada do cangaço e de seus personagens. Conclui-se que as imagens de Botto espetacularizam o movimento de maneira a reforçar o aspecto mítico dos cangaceiros como heróis.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordComunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordIconografiapt_BR
dc.subject.keywordCangaçopt_BR
dc.subject.keywordImagináriopt_BR
dc.subject.keywordFotografiapt_BR
dc.subject.keywordJornalismopt_BR
dc.titleA contribuição iconográfica de Benjamin Abrahão Botto para a espetacularização do cangaçopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-12-30T11:01:15Z-
dc.date.available2020-12-30T11:01:15Z-
dc.date.submitted2019-07-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26267-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present study aims to analyze the iconography of the cangaço produced by the arabian photographer Benjamin Abrahão Botto and investigate how these records contributed to the spectacularization of the phenomenon in the popular imaginary. In order to do so, we first analyze the discourses of the journalistic media contemporary to the cangaço and how it constructed its spectacularized narratives concerning the phenomenon; then we approach the real, symbolic and imaginary dimensions of the image, related to our object of study; and, also, we discuss the creation of the myths and the concept of spectacularization, brought up in the research question. Finally, we analyze the content of the iconography, highlighting the elements and signs contained in the material that contribute to this spectacularized construction of the cangaço and its characters. It is concluded that the images of Botto spectacularize the movement in order to reinforce the mythical aspect of the cangaceiros as heroes.pt_BR
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.