Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26285
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_VictorFonsecaMelo_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)542,21 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Decoro como um rito retórico : análise de emulação em tratados de decoro italiano do século XVI
Autor(es): Melo, Victor Fonseca
Orientador(es): Silva Júnior, Augusto Rodrigues da
Assunto: Retórica
Análise do discurso
Tratados
Literatura e moral
Data de apresentação: Jul-2020
Data de publicação: 5-Jan-2021
Referência: MELO, Victor Fonseca. Decoro como um rito retórico: análise de emulação em tratados de decoro italiano do século XVI. 2020. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Nesse trabalho, analisamos três tratados do século XVI italiano: Galateo ou Dos Costumes, de Giovanni della Casa, O cortesão, de Baldassare Castiglione e O Príncipe, de Niccolò Machiavelli. O objetivo é descrever a relação entre os preceitos de bom comportamento dos livros, seja para um cortesão, gentil-homem ou um príncipe, com intuito de entender o papel de Cícero e Aristóteles nessa arte retórica não apenas para a constituição dessas práticas letradas, mas para a própria referência de moral e decoro nessas obras atreladas ao seu contexto.
Abstract: On this paper, we analyse three treatises of the sixteen Italian century: Galateo ou Dos Costumes, by Giovanni della Casa; O cortesão, by Baldassare Castiglione; and O Príncipe, by Niccolò Machiavelli. It aims to describe the relation between the rules of the perfect behavior, in the books, to a courtesan, a gentleman or a prince. With the purpose of understanding the role of Cicero and Aristotle into the rhetorical art not just in the constitution of the scholarly practices at time, but as reference to the decorum designed into those works of the Italian modern age.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.