Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26287
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_BrunoHenriqueFreitasNobregaOliveira_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)791,7 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Um estudo comparativo do espaço nas obras Os ratos de Dyonélio Machado e O capote de Nicolai Gogol
Autor(es): Oliveira, Bruno Henrique Freitas Nóbrega
Orientador(es): Barbosa, Sidney
Assunto: Personagens literários
Análise literária
Espaço e tempo na literatura
Literatura comparada
Data de apresentação: 7-Dez-2018
Data de publicação: 5-Jan-2021
Referência: OLIVEIRA, Bruno Henrique Freitas Nóbrega. Um estudo comparativo do espaço nas obras Os ratos de Dyonélio Machado e O capote de Nicolai Gogol. 2018. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Pretende-se por meio deste trabalho compreender as origens e dimensões das semelhanças encontradas entre os dois textos citados no título. Tais se encontram nitidamente no nível do enredo, ou seja, na sucessão dos acontecimentos e na importância deles, onde acreditamos ser possível demonstrar que há uma grande diferença entre a relevância das ações e acontecimentos em si e a maneira como elas são processadas dentro dos protagonistas. Estes, objeto do estudo do desenvolvimento das personagens, se mostram fracos e indefesos, agindo muito pouco por si e muito mais por pressões externas ou vitais. A relação entre esses dois níveis constrói-se, em ambas as histórias, a partir de uma necessidade que obriga os protagonistas a investirem em algo maior do que aquelas suas tarefas cotidianas, mostrando a dificuldade que ambos têm em fazê-lo. E o objeto que pretendemos analisar é a relação entre o mundo externo criado e as personagens: o espaço, bem como os processos narrativos utilizados pelos autores para construir essa relação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.