Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26298
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AnneRaphaelaDaSilvaRego_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)564,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Bicho de sete cabeças : loucura, tradução coletiva e experiência urbana na poesia de Arnaldo Antunes
Autor(es): Rêgo, Anne Raphaela da Silva
Orientador(es): Silva Júnior, Augusto Rodrigues da
Assunto: Antunes, Arnaldo, 1960-
Poesia brasileira
Cinema e literatura
Arte e doença mental
Literatura e sociedade
Data de apresentação: Nov-2019
Data de publicação: 8-Jan-2021
Referência: RÊGO, Anne Raphaela da Silva. Bicho de sete cabeças: loucura, tradução coletiva e experiência urbana na poesia de Arnaldo Antunes. 2019. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir a teoria do cinema literário por meio do cotejamento com a poesia de Arnaldo Antunes. Neste sentido, o filme brasileiro Bicho de sete cabeças (2001) e os conceitos de tradução coletiva (SILVA JR.; GANDARA) e loucura (FOUCAULT) formam uma tríade pensamental para vislumbramos as possibilidades discursivas a que a narrativa fílmica se embrenha. Além disso, a composição do roteiro se constrói a partir de um relato autobiográfico intitulado O Canto dos malditos, logo a estruturação dessa narrativa em tela se dá pelo pilar da palavra que se esparrama também pela música como instrumento vocal de sua sequência cenográfica. Assim, buscou-se uma aproximação entre cinema e literatura entendendo ambas essas categorias discursivas como partes contínuas de um mesmo plano narrativo em que palavra se traduz em imagem.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.