Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26321
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_EmilioMouraLeiteDaSilveira_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)152,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A categoria literária de autor : revisão bibliográfica e discussões atuais
Autor(es): Silveira, Emílio Moura Leite da
Orientador(es): Ribeiro, Pedro Mandagará
Assunto: Crítica literária
Análise literária
Produção textual
Análise do Discurso Crítica (ADC)
Leitor
Escritores
Literatura e sociedade
Data de apresentação: 20-Dez-2019
Data de publicação: 13-Jan-2021
Referência: SILVEIRA, Emílio Moura Leite da. A categoria literária de autor: revisão bibliográfica e discussões atuais. 2019. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este ensaio tem por objetivo discutir a categoria literária autor, sob as perspectivas e contribuições de Barthes, Foucault, Giorgio Agamben, Walter Benjamin e Djamila Ribeiro. As discussões do século XX centraram-se, de maneira geral, sobre qual instância teria o privilégio do sentido: se o autor, se o texto ou se o leitor. Mesmo tendo focado na instância autoral, neste trabalho percebemos que o século XXI, com as teorias pós-coloniais (como a do “lugar de fala” especialmente), vem presenciando o debate quanto à questão da voz dos Outros, entendidos como os que estão (e estiveram) à margem do processo cultural. Entendemos que há um pressionamento legítimo e necessário por parte desses grupos, silenciados durante séculos, para que façam ouvir sua voz. A consequência, para além do dado cultural, é a ampliação dos saberes e das artes, desenvolvendo a sociedade por meio do acesso e da constituição de mais direitos. De forma indireta, percebemos, ainda, que métodos alheios aos tradicionalmente utilizados pela teoria literária podem se mostrar úteis na consecução de análises que demandam concretude, em especial de textos de crítica literária, respeitadas, naturalmente, as instâncias típicas do campo artístico. Tais métodos são próprios da Análise de Discurso Crítica (ADC), e neste trabalho adotamos as ideias propostas por Fairclough e Chouliaraki.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.