Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26408
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_LucianaBalduinoSollaci_tcc.pdf692,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Caracterização da estrutura de organização textual do artigo clínico publicado no periódico The Philosophical Transactions no século XVII
Autor(es): Sollaci, Luciana Balduino
Orientador(es): Araújo, André Gustavo de Melo
Assunto: Periódicos científicos
Estudos clínicos
Estudo crítico
Medicina - estudo e ensino
Data de apresentação: 28-Set-2020
Data de publicação: 25-Jan-2021
Referência: SOLLACI, Luciana Balduino. Caracterização da estrutura de organização textual do artigo clínico publicado no periódico The Philosophical Transactions no século XVII. 2020. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Estudo transversal, dos relatos de caso publicados no periódico Philosophical Transactions no período de 1665 a 1713, com o objetivo de identificar e caracterizar a estrutura de texto adotada. Foram avaliados os 107 relatos de caso publicados no período. Identificamos que 45% dos artigos adotaram a seguinte estrutura padrão de organização do texto: identificação do paciente; história; sintomas; intervenção; evolução/desfecho. Em 26% dos artigos essa estrutura foi parcialmente encontrada e 29% adotaram outras formas de redação. Houve crescimento progressivo do uso da estrutura padronizada ao longo do período, entretanto, com alteração de tendência no inicio do século XVIII. As estruturas de texto precedentes dedicadas ao relato de caso adotadas da antiguidade ao século XVI - caso hipocrático, caso galênico, consilium, curationes e observationes – também foram brevemente abordadas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.