Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2644
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MichelledeAraujo.pdf598,2 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Heresia, poder político e lógicas corporativas na Península Ibérica (séc. XIII-XV)
Autor(es): Araújo, Michele de
Orientador(es): Coelho, Maria Filomena Pinto da Costa
Assunto: Heresia
Poder
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 28-Jan-2012
Referência: ARAÚJO, Michele de. Heresia, poder político e lógicas corporativas na Península Ibérica (séc. XIII-XV). 2011. 42 f. Monografia (Bacharelado/Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Esta monografia pretende abordar um tema já bastante estudado pela historiografia: as heresias na Idade Média. Entretanto, o objetivo é tentar compreendê-las por uma perspectiva diferente daquela que acentua as características autoritárias da perseguição, fruto de uma instituição intolerante, a igreja medieval. Não se trata de substituir uma interpretação por outra, mas de tornar o panorama mais complexo ao propor que se entendam esses fenômenos heréticos por meio da cultura política da época que os gerou, sobretudo com base no modelo corporativo. Para tanto, recorremos a alguns corpora documentais da Península Ibérica muito conhecidos: as Siete Partidas (séc. XIII), o Directorium Inquisitorum (Séc. XIV) e as Ordenações Afonsinas (séc. XV).
Informações adicionais: Monografia(graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2644
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons