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Título: A formação de professores bilíngues para a educação básica de estudantes surdos no Distrito Federal : uma proposta
Autor(es): Silva, José Vicente Rodrigues da
Orientador(es): Nascimento, Sandra Patrícia de Faria do
Assunto: Língua brasileira de sinais
Língua brasileira de sinais - estudo e ensino
Professores - formação
Data de apresentação: 10-Jul-2019
Data de publicação: 30-Jan-2021
Referência: SILVA, José Vicente Rodrigues da. A formação de professores bilíngues para a educação básica de estudantes surdos no Distrito Federal: uma proposta. 2019. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira - Português como Segunda Língua)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho insere-se numa proposta de Política Linguística voltada ao Ensino Bilíngue de pessoas surdas, com ênfase nas políticas públicas de formação de docentes bilíngues, na modalidade de Libras e Português-Escrito para a Educação Básica. O estudo teve o intuito de verificar a evolução e o cumprimento da base legal que regulamenta a educação de surdos; identificou o desenvolvimento da formação de professores para esta demanda no Distrito Federal; aferiu qualitativamente o nível dessa formação; e buscou identificar como é o processo de seleção desses docentes aptos para ensinar estes alunos com o nível adequado de formação, comprometimento, proficiência em Libras e disposição para criar e atuar sob uma proposta eficiente e eficaz de acessibilidade linguística e acadêmica. Um dos instrumentos desta pesquisa chamou nossa atenção, a partir de uma pergunta feita a professores que trabalham com educação de surdos na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, qual seja: a formação de professores bilíngues Libras Português-Escrito é suficiente para garantir a qualidade de uma formação bilíngue para os estudantes surdos da educação básica? A maioria das pessoas entrevistadas respondeu negativamente. Por isso, nossa pesquisa é permeada de reflexões acerca dessa pergunta. Pretende-se, com isso, contribuir por meio de uma proposta de formação de professores bilíngues para as Comunidades Surdas, que reivindicam junto ao poder público direitos a uma escola que contemple seus anseios e atendam às suas reais e especificas necessidades. Além disso, foi mapeado o andamento da política de implantação de escolas bilíngues com Libras e português-escrito, no Distrito Federal, de acordo com o “Projeto Escola Pública Integral Bilíngue (Libras Português-Escrito)”, proposto pela Federação Nacional de Educação Integração dos Surdos (Feneis). Esta pesquisa desenvolveu-se no Distrito Federal, por meio de entrevistas com professores que trabalham com educação de surdos, análise de documentos oficiais da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, que tratam da educação de estudantes surdos, observações nas escolas que ofertam este ensino: questionários semiestruturados e literaturas voltada para a educação da pessoa surda.
Abstract: This work is part of a proposal for a Linguistic Policy focused on Bilingual Education of deaf people, with emphasis on public policies for the training of bilingual teachers, Libras and Portuguese-Written for Basic Education. The purpose of this study was to verify the evolution and compliance with the legal base, which regulates the education of the deaf, identified how teachers are trained for this demand in Distrito Federal Brasil-DF , qualitatively assessed the level of this training and sought to identify how the process is selection of these teachers able to teach these students with the appropriate level of training, commitment, proficiency in Pounds and willingness to create and act under an efficient and effective proposal of linguistic and academic accessibility. One of the tools of this research draws attention to one of the questions asked to teachers who work with deaf education in the (Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal) Is the training of bilingual Portuguese-written Pound teachers enough to guarantee the quality of a bilingual education for deaf students in basic education? - most of the people interviewed said no, so this research is permeated with reflections on this question. The intention is to contribute through a proposal of bilingual teacher training for Deaf Communities that claim from the public power, their rights to a school that contemplates their wishes and meet their real and specific needs. In addition, he mapped the progress of the policy for the implantation of Portuguese and written bilingual schools in the Federal District, according to "The Bilingual Public School Project (Portuguese-written Pounds) proposed by the National Federation of Education Integration of the Deaf)". This research was developed in the Federal District, through an interview with teachers who work with deaf education, analysis official documents that deal with this subject, observations in schools that offer deaf teaching, similar questionnaires and literature aimed at the education of the deaf person.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2019.
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