Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26483
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_BeatrizChavesEvelimCoelho_tcc.pdf940,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Sete presos desaparecidos na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo : gestão do Judiciário das vidas “indignas”
Autor(es): Coelho, Beatriz Chaves Evelim
Orientador(es): Prando, Camila Cardoso de Mello
Assunto: Pessoas desaparecidas
Prisioneiros e prisões
Ministério Público (Brasil)
Poder Judiciário
Sistema penitenciário
Presidiários
Data de apresentação: 23-Nov-2020
Data de publicação: 1-Fev-2021
Referência: COELHO, Beatriz Chaves Evelim. Sete presos desaparecidos na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo: gestão do Judiciário das vidas “indignas”. 2020. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente trabalho tem como evento de análise o desaparecimento de sete detentos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, unidade prisional localizada na zona rural de Boa Vista, em Roraima. Pretendemos compreender como a atuação do Poder Judiciário contribuiu para que os presos que desapareceram tivessem tido como destino a entrada naquela unidade prisional, marcada pela precariedade estrutural e denúncias de tortura. Para isso, adentra-se no contexto prisional de Monte Cristo para conhecer a situação em que esses homens se encontravam à época de seus desaparecimentos. Mas, principalmente, volta-se para antes disso, aos processos judiciais que os condenaram, para analisar em que medida os atores judiciários têm responsabilidade no processo de “desumanização” dessas pessoas, processo esse que os coloca como “indignos” de terem seus corpos procurados e abre margem para que estejamos diante de uma situação de desaparecimento forçado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.