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Título: SIGA Seguro: uma aplicação para análise de trechos críticos de acidentes de trânsito nas rodovias federais
Autor(es): Silva Júnior, Célio Mauricio da
Orientador(es): Ladeira, Marcelo
Assunto: Sistema de Informação Geográfica (SIG)
Acidentes de trânsito
Geoprocessamento
Software - desenvolvimento
Data de apresentação: 12-Dez-2019
Data de publicação: 1-Fev-2021
Referência: SILVA JÚNIOR, Célio Mauricio da. SIGA Seguro: uma aplicação para análise de trechos críticos de acidentes de trânsito nas rodovias federais. xi, 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este estudo tem como objetivo principal desenvolver, para uso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma aplicação capaz de gerar mapas dos trechos críticos de acidentes de trânsito nas rodovias federais. Para isso foram utilizados dados abertos de acidentes nas rodovias federais nos anos de 2017 e 2018, contendo as coordenadas geográficas do local da ocorrência, e dos traçado das rodovias. No processo de identificação de trechos críticos de acidentes, foi aplicado o método de Estimativa de Densidade Kernel (EDK). Foi utilizada a linguagem de programação R para o desenvolvimento de uma aplicação interativa que possibilitasse a aplicação do método. A solução possibilita ao usuário a análise por Unidade da Federação ou por rota, permitindo ao usuário explorar visualmente a localização dos trechos críticos e a análise das características dos acidentes nesses locais. Devido às fontes de dados utilizadas, a análise dos trechos críticos é restrita às rodovias federais. Essa aplicação pode ser implantada na PRF para subsidiar o planejamento das ações do órgão ou ainda disponibilizada à população para divulgação de informações.
Abstract: The main objetive of this study is to develop, for use by Brazilian Federal Highway Police, of an application able to generate road accidents hotspot maps. In order to achieve that, open data from road accidents ocurred on Brazilian federal highways from 2017 and 2018 were used, along with the road geometries. Kernel density estimation method was applied in the hotspot identification process. R programming language was chosen to develop an interactive application where the method could be applied. It allows the user to perform the analysis by state or route, allowing him to visually explore the hotspots locations and the analysis of the characteristics of road accidents in these locations. Given the data sources available, the analysis is restricted to Brazilian federal highways. This application could be implemented in the Federal Highway Police, contributing to current accident prevention procedures, as well as could be provided as a public information dissemination service regarding road safety.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2019.
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