Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26518
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_NatashaSoaresDoNascimento_tcc.pdf1,2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O melodrama no telejornalismo
Autor(es): Nascimento, Natasha Soares do
Orientador(es): Bó, João Batista Lanari
Assunto: Telejornalismo
Sensacionalismo no jornalismo
Melodrama
Data de apresentação: 10-Dez-2019
Data de publicação: 2-Fev-2021
Referência: NASCIMENTO, Natasha Soares do. O melodrama no telejornalismo. 2019. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esta monografia investiga como o jornalismo televisivo brasileiro assimila recursos derivados do cinema, mais especificamente do gênero conhecido como melodrama para conquistar mais audiência. Observa o desenvolvimento das narrativas jornalísticas no sentido de garantir a empatia e a identificação dos espectadores com os personagens exibidos. Também traz a análise de dois casos de sequestro de ônibus de grande repercussão ocorridos no Rio de Janeiro, com o objetivo de mostrar o grau de sensacionalismo na cobertura dos dois episódios. O caso do ônibus 174, em 2000, e o do sequestro do ônibus na ponte Rio-Niterói, em 2019, foram dois episódios muito explorados pela imprensa, de forma sensacionalista e muitas vezes, tendenciosa.
Abstract: This monograph investigates how Brazilian television journalism assimilates resources derived from cinema, specifically the genre known as melodrama to gain more audience. It observes the development of the journalistic narratives in order to guarantee the empathy and identification of the spectators with the displayed characters. It also presents the analysis of two cases of bus hijacking that occurred in Rio de Janeiro, aiming to show the degree of sensationalism in the coverage of both episodes. The 174 case, in 2000, and the Rio-Niterói kidnapping, in 2019, were two episodes very exploited by press, in a sensacionalistic way, and in many cases, biased.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.