Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26589
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MatiasFusieguer_tcc.pdf395,22 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicabilidade da lei de improbidade administrativa aos gestores públicos sob a luz dos princípios constitucionais regentes das atividades voltadas para administração pública
Autor(es): Fusieguer, Matias
Orientador(es): Oliveira, Valdemir Regis Ferreira de
Assunto: Lei de Improbidade Administrativa
Administração pública
Princípios constitucionais
Gestor governamental
Data de apresentação: 27-Abr-2019
Data de publicação: 3-Fev-2021
Referência: FUSIEGUER, Matias. Aplicabilidade da lei de improbidade administrativa aos gestores públicos sob a luz dos princípios constitucionais regentes das atividades voltadas para administração pública. 2019. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Trata-se de uma revisão de literatura que teve como objeto a análise da aplicabilidade e dos reflexos da Lei de Improbidade Administrativa e dos princípios constitucionais administrativos na Gestão Pública. O estudo apresentou como problemática: quais são reflexos da improbidade administrativa e dos princípios constitucionais em relação aos gestores públicos? Os objetivos traçados tinham como finalidade compreender a Administração Pública brasileira, os princípios constitucionais administrativos, a Lei de Improbidade e a relação destes com a Gestão Pública. Para fundamentação teórica, utilizou-se doutrinas e material eletrônico. Para consecução da pesquisa, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa. Foram selecionados 13 artigos científicos nacionais na base de dados CAPES, publicados entre 2002 a 2017 utilizando os descritores princípios administrativos, administração pública, improbidade administrativa e gestão pública. Após leitura e análise dos artigos selecionados foi possível concluir pela aplicação da Lei de Improbidade Administrativa e dos princípios constitucionais administrativos ao gestor público quando da prática de atos de improbidade, sendo que os reflexos da conduta do gestor serão administrativos, civis e penais, além das sanções especificadas na Lei 8.429/92. Recomenda-se que sejam realizados novos estudos sobre a atuação do gestor público e o cumprimento dos preceitos constitucionais e normas da Administração Pública.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Pós-Graduação em Gestão Pública, 2019
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.