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dc.contributor.advisorMachado, Patrícia Fernandes Lootens-
dc.contributor.authorSouza Filho, Kleber de-
dc.identifier.citationSOUZA FILHO, Kleber de. Elaboração de material didático para um júri simulado sobre a extração de sal-gema. 2019. v, 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2019.pt_BR
dc.description.abstractNesses dois últimos anos, o Estado de Minas Gerais foi palco de dois desastres ambientais que ganharam destaque nacional: Mariana e Brumadinho. Tais eventos causaram choque, comoção e promoveram preocupação sobre a segurança de atividades extrativistas. Na cidade de Maceió, Alagoas, observa-se um caso semelhante, a extração de sal-gema está provocando danos às casas no bairro de Pinheiros, deixando ruas sob o risco de desabamento. Embora este último não tenha gerado mortos ou feridos, o perigo é iminente, com a necessidade de elaboração de mapas de risco e planos de evacuação para o caso das rachaduras começarem a comprometer a integridade das residências. O caso de Maceió coloca em debate uma atividade extrativista que não é muito discutida em sala de aula, a exploração de sal-gema. Este trabalho pretende explorar esta temática na criação de uma proposta de júri simulado dentro de uma abordagem CTS, na perspectiva do desenvolvimento de um cidadão crítico. Neste TCC, o objetivo é a elaboração de materiais para subsidiar o caso, que terá como temática central a exploração do sal-gema. A estratégia pedagógica necessitará de materiais secundários para fomentar ações socio científicas. Além de materiais de apoio para que o professor possa aplicar tal estratégia dentro de sala de aula.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSalpt_BR
dc.subject.keywordCiência e tecnologiapt_BR
dc.subject.keywordEstratégias de ensino-aprendizagempt_BR
dc.titleElaboração de material didático para um júri simulado sobre a extração de sal-gemapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-02-04T12:23:34Z-
dc.date.available2021-02-04T12:23:34Z-
dc.date.submitted2019-12-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26604-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1In the previous two years, the state of Minas Gerais has been stage of two environmental disasters which earned the national spotlight: Mariana and Brumadinho. Such disasters caused shock, commotion and promoted concern about the safety of extractivism. On the city of Maceió, Alagoas, a similar case can be observed, in which the mining for rock-salt is causing damages to the homes in the district of Pinheiros, putting streets under the risk of falling down. Even though this last one is yet to leave people dead or wounded, the danger is imminent, with the need of stablishing danger zones and evacuation plans in case the cracks fully compromise the integrity of the buildings. The case of Maceió puts in debate a mining activity that isn’t discussed that much on Brazilian classrooms, rock-salt mining. This work intends to explore such theme in the creation of a simulated jury within an STS approach, under the perspective of developing a critical citizen. In this work, the objective is to create resources to subsidize the case which will have as main theme the exploration of rock-salt. The pedagogical strategy will require secondary resources to foment socio-scientific actions to support the teacher as it applies such strategy in the classroom.pt_BR
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