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Título: Não é a minha super-heroína, é a única que me deram : uma análise da representação da Mulher-Maravilha no audiovisual e a relevância da personagem como brinquedo de ação
Autor(es): Freitas, Monique Alves
Orientador(es): Oliveira, Selma Regina Nunes
Assunto: Audiovisual
Personagens no cinema
Indústria cinematográfica
Brinquedos
Feminismo
Histórias em quadrinhos
Mulheres na comunicação de massa
Data de apresentação: 26-Jun-2018
Data de publicação: 8-Fev-2021
Referência: FREITAS, Monique Alves. Não é a minha super-heroína, é a única que me deram: uma análise da representação da Mulher-Maravilha no audiovisual e a relevância da personagem como brinquedo de ação. 2018. 95 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho busca analisar os produtos audiovisuais da personagem Mulher-Maravilha quanto a sua representação. Bem como, análise de suas figuras de ação, fazendo contraposição com outras bonecas disponibilizadas nas lojas de brinquedo, como é o caso da boneca Barbie. O referencial teórico foi embasado no feminismo norte-americano, visto que a personagem é estadunidense. Serviram de base para esse estudo, as autoras: Simone de Beauvoir, Tereza de Lauretis, Guacira Lopes, entre outras. Conclui-se que a atual representação da personagem faz com que muitas meninas se inspirem nela. No mercado, contudo, a Mulher-Maravilha, como boneco de ação, é uma das poucas opções dentre tantas outras figuras de ação, sendo quase sempre a única personagem feminina em meio a personagens masculinos. Ainda é esmagador ao número de bonecos de ação masculinos, voltados para o público masculino. No caso das bonecas disponibilizadas para as meninas, a maior representação é o das bonecas bebês e da boneca Barbie. Sendo assim, a Mulher-Maravilha é um brinquedo que consegue penetrar nas duas esferas dentro de uma loja de brinquedo. Consegue ser brinquedo de ação e também boneca.
Abstract: The aim of this work seeks to analyze the audiovisual products of the character Wonder Woman about their representation. As well, analysis of their action figures, making counterpoint with other dolls availables in toy stores, as is the case of the Barbie doll. The theoretical corpus consists on american feminism, since the character is American. The authors were Simone de Beauvoir, Tereza de Lauretis, Guacira Lopes, among others. It is concluded that the current representation of the character causes many girls to be inspired by it. In the market however, Wonder Woman, as an action figure, is one of the few options among many other action figures, almost always the only female character among male characters. It is still overwhelming the number of male action figures, aimed at the male audience. In the case of the dolls made available to the girls, the biggest representation is the baby dolls and the Barbie doll. Thus, Wonder Woman is a toy that can penetrate the two spheres inside a toy store. Can be an action figure and also a doll.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2018.
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