Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26714
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_ElberAlvesSales_tcc (1).pdf986,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Percursos de professores de língua inglesa nas escolas do DF e Entorno
Autor(es): Sales, Elber Alves
Orientador(es): Fávero Sobrinho, Antônio
Assunto: Professores - formação
Professores - prática profissional
Professores de inglês
Professores e alunos
Pedagogos - formação
Data de apresentação: 30-Nov-2020
Data de publicação: 10-Fev-2021
Referência: SALES, Elber Alves. Percursos de professores de língua inglesa nas escolas do DF e Entorno. 2020. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Na presente monografia aborda-se o processo de construção da identidade do professor de língua inglesa no contexto da realidade escolar do Distrito Federal e entorno. Para analisar como tais questões que interferem e estão presentes na identidade profissional do professor de língua inglesa, adotou-se a pesquisa narrativa nas quais os professores expressam as suas percepções sobre as relações sociais entre os professores e alunos, a organização curricular, o livro didático, a gestão escolar e a prática pedagógica. As narrativas são analisadas sob a perspectiva das ideias de Freire e Shor, Hall e Santos que contribuem pra desvendar as vísceras da crise de identidade dos professores de língua inglesa. Por fim o trabalho sugere que a superação da crise de identidade requer que o docente de língua inglesa assuma uma postura de mutação técnica e filosófica do educador proposta por Milton Santos abrindo possibilidades para que ele se transforme em sujeito dialético e dialógico, através da transmissão do conteúdo vivo visando a uma educação libertadora.
Abstract: This monograph addresses the process of building the identity of the English language teacher in the context of the school reality in the Federal District and its surroundings. To analyse how such issues interfere and are present in the professional identity of the English language teacher, narrative research was adopted in which teachers express their perceptions about social relationships between teachers and students, curriculum organization, textbook, school management and pedagogical practice. The narratives are analyzed from the perspective of the ideas of Freire and Shor, Hall and Santos who contributed to unravel the insides of the identity crisis of English language teachers. Finally, the work suggests that overcoming the identity crisis requires the English language teacher to assume a behavior of technical and philosophical mutation in the educator proposed by Milton Santos, opening up possibilities for him to become a dialetical and dialogical subject through the transmission of live content for a liberating education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.