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Título: Avaliação como potencializadora da função social da escola : uma análise a partir das narrativas docentes e de suas práticas
Autor(es): Felix, Letícya Hellen Andrade
Orientador(es): Mourão, Ireuda da Costa
Assunto: Escolas - função social
Ensino fundamental
Distrito Federal (DF) - escolas públicas
Distrito Federal (DF) - educação
Educação básica
Educação de crianças
Educação - avaliação
Data de apresentação: 27-Fev-2020
Data de publicação: 10-Fev-2021
Referência: FELIX, Letícya Hellen Andrade. Avaliação como potencializadora da função social da escola: uma análise a partir das narrativas docentes e de suas práticas. 2020. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Trabalho de conclusão de curso de Pedagogia da Universidade de Brasília que tem como objetivo geral refletir sobre a avaliação considerando a função social da escola com base na análise dos discursos e dos instrumentos utilizados por professores dos Anos Iniciais de uma instituição de ensino fundamental do Distrito Federal. Para isso, foi necessário atender aos seguintes objetivos específicos: (i) conhecer o que orienta a Secretaria de Educação do Distrito Federal em relação a avaliação escolar; (ii) caracterizar as práticas e instrumentos avaliativos de professores de uma escola dos Anos iniciais do Ensino Fundamental; e (iii) analisar as concepções sobre avaliação de professores dos Anos Iniciais do Fundamental. A investigação tem uma abordagem qualitativa e caracteriza-se como pesquisa exploratória, descritiva e de campo. A entrevista semiestrutura e a análise de documentos foram os instrumentos utilizados na coleta de dados. Visitou-se o espaço de trabalho dos professores ao realizar a entrevista, os sujeitos de pesquisa foram dois professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para fundamentar teoricamente a pesquisa foram utilizados alguns teóricos, dentre eles: Villas Boas (2008); Saviani (2007, 2009, 2013); Patto (2005, 2007); Luckesi (2000, 2003); Hadji (2001); Penna Firme (2007), Hoffman (2000, 2001, 2005); Vasconcellos (1994, 2003); Méndez (2002), Freire (2002), Nóvoa (2009) e Libâneo (1992). O resultado da investigação revela coerência entre o discurso dos professores e o que é proposto pela Secretaria de Educação do Distrito Federal, ao tratar sobre avaliação Defendem a avaliação formativa e utilizam instrumentos avaliativos (jogos, relatórios, observação, evitando a subjetividade...) que proporcionam realizar esse tipo de avaliação, ainda que a prática seja desafiadora e encontrem dificuldades em fazê-la.
Abstract: Conclusion work of the Pedagogy course at the University of Brasília, which has the general objective of reflecting on the evaluation considering the social function of the school based on the analysis of the instruments used by teachers of the Early Years of an elementary school in the Federal District. For this, it was necessary to meet the following specific objectives: (i) know what guides the Federal District Education Department in relation to school evaluation; (ii) to characterize the evaluative practices and instruments of teachers at a school in the early years of elementary school; and (iii) analyze the conceptions about teacher evaluation in the Early Years of Elementary School. The investigation has a qualitative approach and is characterized as exploratory, descriptive and field research. The semi-structured interview and the analysis of documents were the instruments used in the data collection. The teachers' workspace was visited when conducting the interview, the research subjects were two professors from the Education Department of the Federal District in the early years of elementary school. To theoretically base the research some theorists were used, among them: Villas Boas (2008); Saviani (2007, 2009, 2013); Patto (2005, 2007); Luckesi (2000, 2003); Hadji (2001); Penna Firme (2007), Hoffman (2000, 2001, 2005); Vasconcellos (1994, 2003); Méndez (2002), Freire (2002), Nóvoa (2009) and Libâneo (1992). The result of the investigation demonstrates coherence in the teachers' discourse according to what was proposed by the Education Department of the Federal District, when dealing with the evaluation method and the historical-critical pedagogy. They advocate formative assessment and use assessment tools that make it possible to carry out this type of assessment, even though the practice is challenging, and they find difficult to do it. They demonstrate a shallow understanding of the social function of the school based on the evaluation method they consider.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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