Título: | Avaliação como potencializadora da função social da escola : uma análise a partir das narrativas docentes e de suas práticas |
Autor(es): | Felix, Letícya Hellen Andrade |
Orientador(es): | Mourão, Ireuda da Costa |
Assunto: | Escolas - função social Ensino fundamental Distrito Federal (DF) - escolas públicas Distrito Federal (DF) - educação Educação básica Educação de crianças Educação - avaliação |
Data de apresentação: | 27-Fev-2020 |
Data de publicação: | 10-Fev-2021 |
Referência: | FELIX, Letícya Hellen Andrade. Avaliação como potencializadora da função social da escola: uma análise a partir das narrativas docentes e de suas práticas. 2020. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso de Pedagogia da Universidade de Brasília que tem
como objetivo geral refletir sobre a avaliação considerando a função social da escola
com base na análise dos discursos e dos instrumentos utilizados por professores dos
Anos Iniciais de uma instituição de ensino fundamental do Distrito Federal. Para isso,
foi necessário atender aos seguintes objetivos específicos: (i) conhecer o que orienta a
Secretaria de Educação do Distrito Federal em relação a avaliação escolar; (ii)
caracterizar as práticas e instrumentos avaliativos de professores de uma escola dos
Anos iniciais do Ensino Fundamental; e (iii) analisar as concepções sobre avaliação de
professores dos Anos Iniciais do Fundamental. A investigação tem uma abordagem
qualitativa e caracteriza-se como pesquisa exploratória, descritiva e de campo. A
entrevista semiestrutura e a análise de documentos foram os instrumentos utilizados
na coleta de dados. Visitou-se o espaço de trabalho dos professores ao realizar a
entrevista, os sujeitos de pesquisa foram dois professores da Secretaria de Educação
do Distrito Federal nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para fundamentar
teoricamente a pesquisa foram utilizados alguns teóricos, dentre eles: Villas Boas
(2008); Saviani (2007, 2009, 2013); Patto (2005, 2007); Luckesi (2000, 2003); Hadji
(2001); Penna Firme (2007), Hoffman (2000, 2001, 2005); Vasconcellos (1994, 2003);
Méndez (2002), Freire (2002), Nóvoa (2009) e Libâneo (1992). O resultado da
investigação revela coerência entre o discurso dos professores e o que é proposto pela
Secretaria de Educação do Distrito Federal, ao tratar sobre avaliação Defendem a
avaliação formativa e utilizam instrumentos avaliativos (jogos, relatórios, observação,
evitando a subjetividade...) que proporcionam realizar esse tipo de avaliação, ainda
que a prática seja desafiadora e encontrem dificuldades em fazê-la. |
Abstract: | Conclusion work of the Pedagogy course at the University of Brasília, which has the
general objective of reflecting on the evaluation considering the social function of the
school based on the analysis of the instruments used by teachers of the Early Years of
an elementary school in the Federal District. For this, it was necessary to meet the
following specific objectives: (i) know what guides the Federal District Education
Department in relation to school evaluation; (ii) to characterize the evaluative practices
and instruments of teachers at a school in the early years of elementary school; and (iii)
analyze the conceptions about teacher evaluation in the Early Years of Elementary
School. The investigation has a qualitative approach and is characterized as
exploratory, descriptive and field research. The semi-structured interview and the
analysis of documents were the instruments used in the data collection. The teachers'
workspace was visited when conducting the interview, the research subjects were two
professors from the Education Department of the Federal District in the early years of
elementary school. To theoretically base the research some theorists were used,
among them: Villas Boas (2008); Saviani (2007, 2009, 2013); Patto (2005, 2007);
Luckesi (2000, 2003); Hadji (2001); Penna Firme (2007), Hoffman (2000, 2001, 2005);
Vasconcellos (1994, 2003); Méndez (2002), Freire (2002), Nóvoa (2009) and Libâneo
(1992). The result of the investigation demonstrates coherence in the teachers'
discourse according to what was proposed by the Education Department of the Federal
District, when dealing with the evaluation method and the historical-critical pedagogy.
They advocate formative assessment and use assessment tools that make it possible
to carry out this type of assessment, even though the practice is challenging, and they
find difficult to do it. They demonstrate a shallow understanding of the social function of
the school based on the evaluation method they consider. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020 |
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