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dc.contributor.advisorBuzar, Edeilce Aparecida Santos-
dc.contributor.authorGomes, Virgínia Andrade Comenale-
dc.identifier.citationGOMES, Virgínia Andrade Comenale. Alfabetização de crianças surdas: experiência em uma escola do Distrito Federal. 2020. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho buscou compreender como tem ocorrido o processo de alfabetização e letramento de crianças surdas nas séries iniciais, bem como investigar quais métodos têm norteado a prática pedagógica e se esses são adequados às especificidades e singularidades dos sujeitos surdos. Para isso, foram realizadas 120 horas de observação em uma sala de aula dita bilíngue de uma escola localizada no Distrito Federal. Foram sujeitos da pesquisa três alunos surdos com faixa etária entre oito e nove anos e a docente da turma. Para a realização deste trabalho, utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa. Ao longo do processo de observação, concluímos que a alfabetização de surdos tem enfrentado vários obstáculos e que a metodologia utilizada na sala de aula observada, por vezes se assemelha às utilizadas no processo de alfabetização de crianças ouvintes ou da filosofia da comunicação total o que não condiz com a realidade socioantropológica dos sujeitos surdos. Observamos ainda que a Língua de Sinais Brasileira não tem sido considerada como prioridade no processo de alfabetização, o que se destaca como um problema na educação dessas crianças. Este trabalho é finalizado com algumas sugestões que acreditamos que talvez possam superar alguns desses obstáculos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordPessoas com deficiência auditiva - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordPessoas com deficiência auditivapt_BR
dc.subject.keywordPessoas com deficiência - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaispt_BR
dc.subject.keywordEstudantes deficientespt_BR
dc.subject.keywordEducação - Distrito Federalpt_BR
dc.subject.keywordEducação especialpt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.subject.keywordCrianças surdaspt_BR
dc.subject.keywordCrianças deficientes - educaçãopt_BR
dc.titleAlfabetização de crianças surdas : experiência em uma escola do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-02-10T12:34:47Z-
dc.date.available2021-02-10T12:34:47Z-
dc.date.submitted2020-04-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/26718-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work sought to understand how the process of literacy of deaf children has occurred in the early grades, as well as to investigate which methods have guided pedagogical practice and whether these are appropriate to the specificities and singularities of deaf subjects. For this, 120 hours of observation were performed in a so-called bilingual classroom of a school located in Distrito Federal - Brazil. Three deaf students between eight and nine years old and the class teacher were the subjects of the research. For this work, we used the methodology of qualitative research. Throughout the observation process, we concluded that the literacy of deaf people has faced several obstacles, and the methodology used in the classroom observed sometimes resembles those used in the literacy process of listening children or the philosophy of total communication, which does not match to the socio-anthropological reality of deaf subjects. We also observed that Brazilian Sign Language has not been considered as a priority in the literacy process, which stands out as a problem in the education of these children. This work is finished with some suggestions that we believe may overcome some of these obstacles.pt_BR
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