Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26723
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_CamillaSantosDantas_tcc.pdf2,69 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Histórias pintadas : ateliê de pintura com idosos acolhidos
Autor(es): Dantas, Camilla Santos
Orientador(es): Hargreaves, Lisa Minari
Assunto: Subjetividade
Arte na educação
Idosos - recreação
Pintura
Data de apresentação: 7-Dez-2018
Data de publicação: 10-Fev-2021
Referência: DANTAS, Camilla Santos. Histórias pintadas: ateliê de pintura com idosos acolhidos. 2018. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: De acordo com as pesquisas realizadas pelo IBGE (2016), a população idosa cada dia cresce mais no Brasil e em breve tende a ultrapassar em curto prazo, em números, a população jovem. Para haver um ambiente propício que abarque todas as necessidades dessa população crescente, é preciso, primeiramente desvencilhar-se de certos preconceitos que existem em nossa sociedade que prejudicam direta e indiretamente o grupo de pessoas mais velhas. Uma das crenças errôneas mais comuns é acreditar que, com a velhice, as pessoas param de se desenvolver cognitivamente e se tornam incapazes de aprender. Considerando uma necessidade cada vez maior de incluir pessoas idosas nos ambientes de aprendizagem e estímulo do intelecto, não se pode deixar de fora a cultura, que é um importante componente quando se fala sobre conhecimento. De acordo com a Constituição Federal, todo brasileiro deve ter direito à cultura. Mas será que todo brasileiro de fato tem acesso incondicional a uma cultura ligada às artes, que é tão importante para o ser humano? Percebe-se que existe uma elite artística que afasta grupos sociais não inseridos nesse núcleo que é muitas vezes favorecido, causando, portanto, uma dificuldade no veículo da arte à comunidade de idosos brasileiros. Além de uma dificuldade de propagação que afeta negativamente essas pessoas há uma contribuição com a perpetuação do preconceito social acerca deste grupo. Devido ao fato de muitos idosos conviverem diariamente com dificuldades relacionadas à saúde, falta de apoio e políticas públicas, além de, muitas vezes, falta também de compreensão e suporte familiar, deve-se pensar em estratégias de inserção dessa comunidade em atividades estimulantes, que proporcionem bem-estar e promovam experiências compartilhadas, estreitando laços e capacitando socialmente os envolvidos. A partir destes fatos com que a sociedade brasileira convive, senti-me interessada em fazer uma pesquisa de campo que levasse arte aos idosos juntamente com a implementação de métodos teórico-práticos de educação em ambientes em grupo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.