Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26777
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_RaquelPereiraSoares_tcc.pdf575,45 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Identificação e análise de riscos : eventos que podem comprometer a capacidade da execução orçamentária em programas de defesa
Autor(es): Soares, Raquel Pereira
Orientador(es): Kimura, Herbert
Assunto: Gestão de riscos
Exército brasileiro
Orçamento público
Data de apresentação: 30-Set-2020
Data de publicação: 18-Fev-2021
Referência: SOARES, Raquel Pereira. Identificação e análise de riscos: eventos que podem comprometer a capacidade da execução orçamentária em programas de defesa. 2020. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Projetos)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho aborda o tema gestão de riscos, de forma a contribuir com informações relevantes que possam colaborar para a identificação dos principais riscos no processo da execução orçamentária do Programa Estratégico do Exército Obtenção da Capacidade Operacional Plena (Prg EE OCOP), o qual foi concebido para atender às demandas operacionais do Planejamento Estratégico do Exército não contempladas em outros programas. Diante do cenário atual do governo, das ameaças e incertezas na economia do país, as organizações têm adotado a gestão de riscos como uma ferramenta relevante no gerenciamento de projetos. Para responder ao questionamento da pesquisa, foi definida, como objetivo geral, a identificação dos principais riscos que impactam a execução orçamentária do Programa entre 2017 e 2019, bem como os objetivos específicos que tiveram como finalidade a identificação e a avaliação dos riscos sob a perspectiva de probabilidade de ocorrência, dos impactos e seus efeitos sobre os objetivos do projeto, para os quais são apresentadas sugestões. A análise dos dados procede a partir dos aspectos da modalidade de capacidade de entrega, prazo, custo, partes interessadas, recursos humanos e comunicação.
Abstract: This work relates to risk management to confirm relevant information in order to identify the main risks at the budgetary execution within the Brazilian Army’s Strategic Program FullOperational Capacity Acquirement (short for Portuguese Prg EE OCOP). This program was conceived to attain missing operational demands in other programs under the Brazilian Army’s Strategic Planning. According to the current Brazilian government scenario, threats and uncertainties in the country, several public organizations have adopted risk management as a useful tool in project management. The general objective of this research focussed on the Prg EE OCOP’s budgetary execution between 2017 e 2019, as well as the specific objectives of identification, occurrence probability, risks evaluation, its impacts and effects on the project objectives, to which some suggestions have been made. Data analysis is carried out from the following categories: delivery capacity, deadline, cost, stakeholders, human resources, and communication.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Projetos



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.