Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26813
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MauricioVieiraDosSantos_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)2,74 MBAdobe PDFver/abrir
Título: No ritmo das ciências
Autor(es): Santos, Maurício Vieira dos
Orientador(es): Rotta, Jeane Cristina Gomes
Assunto: Física - estudo e ensino
Hip-hop (Música)
Música na educação
Dança na educação
Data de apresentação: Mar-2019
Data de publicação: 22-Fev-2021
Referência: SANTOS, Maurício Vieira dos. No ritmo das ciências. 2019. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019.
Resumo: O objetivo deste estudo foi apresentar um método diferenciado para trabalharmos com a cultura e os conteúdos do Ensino de Física. Portanto, foi elaborada uma proposição didática utilizando a dança e a música do Hip Hop como estratégia didática para abordar conceitos de física a partir de uma relação com o cotidiano dos alunos. Foi realizada, inicialmente, uma breve história do surgimento do Hip Hop, seus propósitos, modos de manifestação e como a cultura surgiu no Brasil. Também, foi discutido o papel social da escola, que como instituição cultural, promove o encontro de indivíduos que carregam em si uma cultura de modos, vivências e experiências distintas. A metodologia utilizada foi qualitativa e a proposição didática proposta apresentou três etapas de desenvolvimentos, buscando relacionar o ensino de ciências com a cultura, ensinando conceitos de físicas aplicadas no break dance e na musicalidade que a cultura traz.
Abstract: The aim of this study was to present a differentiated method to work with the culture and contents of the physics teaching. Therefore, a didactic proposition was elaborated using Hip Hop dance and music as a didactic strategy to address concepts of physics from a relationship with the students ' daily lives. Initially, a brief history of the emergence of Hip Hop, its purposes, modes of manifestation and how the culture emerged in Brazil was performed. Also, it was discussed the social role of the school, which as a cultural institution, promotes the meeting of individuals who carry in themselves a culture of different modes, experiences and experience. The methodology used was qualitative and the proposed didactic proposition presented three stages of development, seeking to relate the teaching of science with culture, teaching concepts of physics applied in the break dance and the musicality that culture Brings.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.