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Título: Triagem de riscos em saúde e prevenção de quedas em idosos comunitários : relato de experiência em projeto de extensão universitária
Autor(es): Oliveira, Jeremias Bruno Silva de
Orientador(es): Garcia, Patrícia Azevedo
Assunto: Quedas (Acidentes) em idosos
Idosos
Promoção da saúde
Extensão universitária
Data de apresentação: 8-Jul-2019
Data de publicação: 22-Fev-2021
Referência: OLIVEIRA, Jeremias Bruno Silva de. Triagem de riscos em saúde e prevenção de quedas em idosos comunitários: relato de experiência em projeto de extensão universitária. 2019. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Introdução: A promoção do envelhecimento ativo e saudável deve ocorrer por meio de estratégias que abordem além do tratamento de doenças. Importantes ações de promoção à saúde do idoso são desenvolvidas por serviços públicos de saúde em parceria com projetos de extensão universitários. Objetivo: apresentar o projeto de extensão universitária “Projeto Escola de Avós e Oficina de Quedas: aprender para prevenir”. Procedimentos metodológicos: relato de experiência de um projeto de extensão universitária, realizado em parceria com Secretaria de Saúde, aberto à participação de idosos e de equipe multiprofissional formada por docentes e discentes de ensino superior. O projeto propõe estratégias de promoção de saúde, prevenção de doenças, disfunções e quedas e intervenções fisioterapêuticas por meio de duas atividades: “Escola de Avós’ e “Oficina de prevenção de quedas”. Resultados e Discussão: Em seis anos do projeto 2155 idosos participaram das ações nas “Escolas de Avós”, 791 no rastreio de risco de quedas e 251 nas “Oficinas de Prevenção de Quedas”. O projeto contou com a participação de 45 membros que produziram uma tese de doutorado, dezoito trabalhos de iniciação científica, sete trabalhos de conclusão de curso, quarenta apresentações em congressos nacionais e nove em internacionais, quatro artigos e duas premiações em eventos científicos. O projeto enfrentou dificuldades relacionadas ao local, a financiamento, à divulgação e à adesão dos idosos. Considerações finais: o detalhamento da experiência desse projeto desperta possibilidades de implementação de ações voltadas para a promoção à saúde do idoso, alertando para a importância das parcerias interinstitucional e interprofissional.
Abstract: Introduction: The promotion of active and healthy aging should occur through strategies that approach beyond the treatment of diseases. Important actions to promote the health of the elderly are developed by public health services in partnership with university extension projects. Objective: to present the university extension project "Escola de Avós e Oficina de Quedas: aprender para prevenir”. Methodological procedures: experience report of a university extension project, carried out in partnership with the Secretary of Health, open to the participation of the elderly and multiprofessional team of university teachers and students. The project proposes strategies for health promotion, prevention of disease, dysfunctions and falls and physiotherapeutic interventions through two activities: "Grandparents' School" and "Fall Prevention Circuit". Results and Discussion: In six years of the project, 2155 elderly people participated in the actions in the "Grandparents' Schools", 791 in the fall risk screening and 251 in the "Fall Prevention Circuit". 45 members participated in the project and produced a doctoral thesis, eighteen scientific initiation works, seven graduation papers, forty presentations at national scientific congresses and nine at international congresses, four articles and two awards at scientific events. The project faced difficulties related to the location, funding, advertising and adherence of the elderly. Final considerations: the report on the experience of this project raises possibilities for implementation of actions aimed at promoting the health of the elderly and warn about the importance of interinstitutional and interprofessional partnerships.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2019.
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