Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26827
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_AryDaCostaSilveiraJunior_tcc.pdf8,81 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação multicritério da viatura blindada de transporte de pessoal média sobre rodas Guarani - versão Remax
Autor(es): Silveira Junior, Ary da Costa
Orientador(es): Silveira Júnior, Aldery
Assunto: Exército brasileiro
Transportes - trânsito de passageiros
Automóveis
Gestão de projetos
Data de apresentação: 24-Set-2020
Data de publicação: 23-Fev-2021
Referência: SILVEIRA JUNIOR, Ary da Costa. Avaliação multicritério da viatura blindada de transporte de pessoal média sobre rodas Guarani - versão Remax. 2020. 178 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Projetos)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho busca avaliar o sucesso da viatura blindada de transporte de pessoal média sobre rodas Guarani - versão REMAX, produto de um dos subprojetos do programa estratégico Guarani, que tem por objetivo transformar a Infantaria e modernizar a Cavalaria, contribuir para a retomada da capacidade da base industrial de defesa brasileira, fabricando em território nacional da nova família de viaturas blindadas sobre rodas. A abordagem de sucesso utilizada no trabalho está relacionada ao produto do projeto, com foco em critérios flexíveis. Utilizando uma metodologia multicritério de apoio à decisão, avalia-se características e componentes desse material de emprego militar. Ao todo, o modelo de avaliação construído contou com cinco eixos de avaliação, definidos para realização de pesquisa de campo. Numa escala de 0 a 10, o critério Plataforma obteve a nota 5,64, o Reparo automatizado alcançou a nota 6,73, o Comando e controle ficou a nota 5,26, o critério Disponibilidade atingiu a nota 5,84 e a Manutenibilidade ganhou a nota 5,33. A avaliação global da viatura Guarani obteve a nota 5,78 o que permite concluir que o material de emprego militar contém aspectos que podem ser objeto de investigações futuras, para identificar as causas das baixas avaliações, embora seja patente a contribuição da viatura para a mobilidade, a proteção blindada, o poder de fogo, a ação de choque, a flexibilidade das comunicações e a promoção de consciência situacional para as tropas mecanizadas, além de sua contribuição para o atingimento dos objetivos estratégicos do Exército.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Projetos



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.