Título: | Escola bilíngue como principal política pública municipal na educação fundamental de surdos no município de Anápolis |
Autor(es): | Paiva, Valeska Rosa de |
Orientador(es): | Oliveira, Roque Magno de |
Assunto: | Políticas públicas Escola bilíngue Surdos - educação Anápolis (GO) |
Data de apresentação: | 28-Mai-2019 |
Data de publicação: | 26-Fev-2021 |
Referência: | PAIVA, Valeska Rosa de. Escola bilíngue como principal política pública municipal na educação fundamental de surdos no município de Anápolis. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Anápolis - GO, 2019. |
Resumo: | Este artigo se propõe a defender a implantação de escolas bilíngues como principal política
pública educacional para pessoas surdas. Para tanto, apresenta os principais métodos
aplicados na Europa, Estados-Unidos e Brasil: oralismo, bimodalismo e bilingüismo; e expõe
suas influências diretas no aprendizado da pessoa surda, bem como reflexos em sua vida
profissional. Esses métodos são apresentados em seu contexto histórico-cultural, desde a
antiguidade até os dias atuais. A metodologia consiste em pesquisa bibliográfica em artigos
nacionais e internacionais, e em entrevistas espontâneas com membros da Comunidade Surda
do Município de Anápolis. Como resultado, foi constato que o sistema educacional, no qual a
pessoa surda é inserida, é extremamente heterogêneo, no Brasil e no mundo, bem como os
seus efeitos na vida da pessoa surda e as consequências em sua autonomia. Conclui-se que,
embora seja excelente a produção normativa brasileira, a realidade é bem diversa, provocando
uma diferença abissal entre a apropriação do conteúdo por parte dos alunos surdos e ouvintes,
ainda que matriculados na mesma escola. A suposta igualdade de condições é inexistente, pois
o aprendizado da pessoa surda melhor se dá por instrumentos visuais, e o sistema educacional
foi construído para atender o aluno ouvinte. |
Abstract: | This article proposes to defend the implantation of bilingual schools as the main educational
public policy for deaf people. To do so, it presents the main methods applied in Europe, the
United States and Brazil: oralism, bimodalism and bilingualism; and exposes his direct
influences on the deaf person's learning as well as reflexes in his professional life. These
methods are presented in their historical-cultural context, from antiquity to the present day.
The methodology consists of bibliographical research in national and international articles,
and in spontaneous interviews with members of the Deaf Community of the Municipality of
Anápolis. As a result, it was noted that the educational system, in which the deaf person is
inserted, is extremely heterogeneous in Brazil and in the world, as well as its effects on the
life of the deaf person and the consequences on their autonomy. It is concluded that, although
the Brazilian normative production is excellent, the reality is quite diverse, causing an abyssal
difference between the appropriation of the content by deaf students and listeners, even if
enrolled in the same school. The supposed equality of conditions is non-existent since the
deaf person learns best by visual instruments, and the educational system was constructed to
attend the listening student. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Gestão Pública Municipal
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.