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Título: Escola bilíngue como principal política pública municipal na educação fundamental de surdos no município de Anápolis
Autor(es): Paiva, Valeska Rosa de
Orientador(es): Oliveira, Roque Magno de
Assunto: Políticas públicas
Escola bilíngue
Surdos - educação
Anápolis (GO)
Data de apresentação: 28-Mai-2019
Data de publicação: 26-Fev-2021
Referência: PAIVA, Valeska Rosa de. Escola bilíngue como principal política pública municipal na educação fundamental de surdos no município de Anápolis. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Anápolis - GO, 2019.
Resumo: Este artigo se propõe a defender a implantação de escolas bilíngues como principal política pública educacional para pessoas surdas. Para tanto, apresenta os principais métodos aplicados na Europa, Estados-Unidos e Brasil: oralismo, bimodalismo e bilingüismo; e expõe suas influências diretas no aprendizado da pessoa surda, bem como reflexos em sua vida profissional. Esses métodos são apresentados em seu contexto histórico-cultural, desde a antiguidade até os dias atuais. A metodologia consiste em pesquisa bibliográfica em artigos nacionais e internacionais, e em entrevistas espontâneas com membros da Comunidade Surda do Município de Anápolis. Como resultado, foi constato que o sistema educacional, no qual a pessoa surda é inserida, é extremamente heterogêneo, no Brasil e no mundo, bem como os seus efeitos na vida da pessoa surda e as consequências em sua autonomia. Conclui-se que, embora seja excelente a produção normativa brasileira, a realidade é bem diversa, provocando uma diferença abissal entre a apropriação do conteúdo por parte dos alunos surdos e ouvintes, ainda que matriculados na mesma escola. A suposta igualdade de condições é inexistente, pois o aprendizado da pessoa surda melhor se dá por instrumentos visuais, e o sistema educacional foi construído para atender o aluno ouvinte.
Abstract: This article proposes to defend the implantation of bilingual schools as the main educational public policy for deaf people. To do so, it presents the main methods applied in Europe, the United States and Brazil: oralism, bimodalism and bilingualism; and exposes his direct influences on the deaf person's learning as well as reflexes in his professional life. These methods are presented in their historical-cultural context, from antiquity to the present day. The methodology consists of bibliographical research in national and international articles, and in spontaneous interviews with members of the Deaf Community of the Municipality of Anápolis. As a result, it was noted that the educational system, in which the deaf person is inserted, is extremely heterogeneous in Brazil and in the world, as well as its effects on the life of the deaf person and the consequences on their autonomy. It is concluded that, although the Brazilian normative production is excellent, the reality is quite diverse, causing an abyssal difference between the appropriation of the content by deaf students and listeners, even if enrolled in the same school. The supposed equality of conditions is non-existent since the deaf person learns best by visual instruments, and the educational system was constructed to attend the listening student.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
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