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Título: A percepção sobre equidade no ambiente escolar
Autor(es): Sousa, Luzinete Pereira de
Orientador(es): Araújo, Neuza de Farias
Assunto: Escolas
Educação - Distrito Federal
Ambiente escolar
Data de apresentação: 22-Jul-2020
Data de publicação: 1-Mar-2021
Referência: SOUSA, Luzinete Pereira de. A percepção sobre equidade no ambiente escolar. 2020. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Esta pesquisa participante busca focalizar os aspectos fundamentais acerca da percepção sobre a equidade no ambiente escolar a partir estudantes adolescentes da 2ºsérie do ensino médio regular de uma escola pública localizada em Taguatinga, no Distrito Federal. Analisou-se o contexto da instituição de ensino e as participações realizadas ocorreram a partir de sugestões vindas da gestão escolar ao considerar a relevância dos assuntos e sua relação com o currículo a ser desenvolvido com os estudantes da 2º série. A pesquisa considerou ainda o respeito ao lugar de fala de cada estudante durante a participação em palestras, momentos de estudo e produção de textos, ressaltando a importância desses espaços na escola para promoção de uma plena cidadania. A relevância do problema acerca da equidade possibilita repensar a maneira pela qual a escola influencia mudanças estruturais que envolvem a construção de possibilidades de inclusão e respeito ao próximo. O Objetivo geral da presente pesquisa foi analisar a percepção dos adolescentes sobre a equidade no ambiente escolar com os estudantes do Centro de Ensino Médio Ave Branca (CEMAB) de Taguatinga-DF, para isso, foram utilizados, vídeos, textos e falas de estudantes. É uma pesquisa qualitativa com procedimentos metodológicos de pesquisa documental, bibliográfica e empírica dentro da pesquisa participante.
Abstract: This participant research seeks to focus on the fundamental aspects about the perception of equity in the school environment from adolescent students of the 2nd grade of regular high school in a public school located in Taguatinga, in the Federal District. The context of the educational institution was analyzed and the interventions carried out were based on suggestions from school management when considering the relevance of the subjects and their relationship with the curriculum to be developed with 2nd grade students. The research also considered the respect for the place of speech of each student during the participation in lectures, moments of study and production of texts, emphasizing the importance of these spaces in the school for the promotion of full citizenship. The relevance of the problem about equity makes it possible to rethink the way in which the school influences structural changes that involve the construction of possibilities for inclusion and respect for others. The general objective of the present research was to analyze the adolescents' perception about equity in the school environment with the students of the Ave Branca High School (CEMAB) in Taguatinga-DF. It is a qualitative research with methodological procedures for documentary, bibliographic and empirical research within the participant research.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Curso de Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade, 2020.
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