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Título: Educação do campo : desafios e perspectivas para o fortalecimento da identidade camponesa em uma escola do campo no Distrito Federal
Autor(es): Santos, Paulo Henrique Marques dos
Orientador(es): Santos, Clarice Aparecida dos
Assunto: Educação do campo
Identidade cultural
Políticas públicas educacionais
Gama (DF)
Data de apresentação: 30-Jun-2020
Data de publicação: 1-Mar-2021
Referência: SANTOS, Paulo Henrique Marques dos. Educação do campo: desafios e perspectivas para o fortalecimento da identidade camponesa em uma escola do campo no Distrito Federal. 2020. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho apresenta reflexões sobre a Educação do Campo e tem como objetivo problematizar a inserção das temáticas referentes a cultura, valores, saberes e fazeres do sujeitos campesinos no currículo e na prática pedagógica cotidiana da escola do campo. Os documentos oficiais e os autores que discutem a Educação do Campo ressaltam a necessidade da escola incluir a identidade dos sujeitos campesinos em sua proposta pedagógica e na prática cotidiana diária, entendendo que a escola do campo tem um papel relevante como agência formativa na constituição e no fortalecimento da identidade camponesa de seus estudantes. A presente proposta analisa o Centro de Ensino Fundamental Ponte Alta do Baixo, escola do campo localizada na área rural da cidade do Gama/DF e utilizou como procedimentos metodológicos de investigação a observação participante, os diálogos com os/as professores/as e demais profissionais que atuam nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, estudantes e seus familiares e, ainda, a análise documental das políticas públicas de educação do campo a nível federal e distrital, bem como do Inventário Sócio, Histórico e Cultural e do Projeto Pedagógico da referida unidade escolar. O processo de investigação na escola do campo, revela um ensino descontextualizado, ainda com poucas referências às práticas sociais e culturais dos sujeitos do campo e de valorização da cultura urbana em relação à cultura local. Entretanto, observa-se de modo significativo o interesse dos profissionais da escola em se atualizar acerca da temática e pesquisar coletivamente os elementos históricos, sociais e culturais constitutivos da realidade local.
Abstract: This work presents reflections on Field Education and aims to problematize the insertion of themes related to culture, values, knowledge and actions of rural subjects in the curriculum and in the daily pedagogical practice of rural schools. The official documents and the authors who discuss Rural Education emphasize the need for the school to include the identity of rural subjects in their pedagogical proposal and in their daily practice, understanding that rural school has a relevant role as a training agency in the constitution and strengthening the students' peasant identity. This proposal analyzes the Ponte Alta do Baixo Elementary School, a rural school located in the rural area of the city of Gama/DF and used participatory observation, dialogues with teachers and other professionals as methodological investigation procedures who work in the initial and final years of elementary school, students and their families, and also the documentary analysis of public policies on rural education at the federal and district level, as well as the Socio, Historical and Cultural Inventory and the Pedagogical Project of the aforementioned school unit. The investigation process in the rural school, reveals a decontextualized teaching, still with few references to the social and cultural practices of the rural subjects and the valorization of urban culture in relation to local culture. However, the interest of school professionals in updating themselves on the topic and collectively researching the historical, social and cultural elements that make up the local reality is significantly observed.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Curso de Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade, 2020.
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