Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2690
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JaymedeVasconcellosGuedes.pdf215,24 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Modelos de avaliação de investimentos em TI de uma empresa do setor financeiro : estudo de caso de um banco comercial
Autor(es): Guedes, Jayme de Vasconcellos
Orientador(es): Oliveira Neto, José Carneiro da Cunha
Almeida, Riezo Silva
Assunto: Tecnologia da informação
Custo-benefício
Bancos
Investimentos - análise
Data de apresentação: 9-Abr-2011
Data de publicação: 31-Jan-2012
Referência: GUEDES, Jayme de Vasconcellos. Modelos de avaliação de investimentos em TI de uma empresa do setor financeiro: estudo de caso de um banco comercial. 2011. 49 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O dinamismo e a complexidade das organizações, envoltas em ambiente de constante mudança e de forte competitividade, impulsionam projetos estratégicos de pesquisa e desenvolvimento, na busca de soluções inovadoras de produtos, serviços e modelos de negócios, as quais exigem o emprego intensivo de recursos de TI, especialmente em empresas do setor financeiro. Nesse contexto, a avaliação dos projetos de TI reveste-se de suma importância para a gestão do expressivo volume de recursos investidos, motivando a realização do presente estudo, o qual teve como objetivo verificar se a Teoria das Opções Reais (TOR) estava sendo empregada na análise de viabilidade econômica dos projetos de TI de um grande banco brasileiro. Utilizando técnicas de natureza exploratória e quantitativa, o trabalho contemplou como objetivos específicos, a identificação e a descrição das metodologias utilizadas, além da verificação quanto à utilização da Teoria das Opções Reais. Os resultados obtidos evidenciam que a TOR não está incluída no rol de métodos de avaliação utilizados pela empresa sob estudo, ainda que todos os projetos do período pesquisado, à exceção daqueles de caráter mandatório, tenham sido submetidos à avaliação de viabilidade econômico-financeira. Ao agregar o componente da flexibilidade gerencial aos métodos tradicionais de avaliação de investimentos, a abordagem das opções reais pode contribuir para um maior aproveitamento das oportunidades existentes e para a geração de oportunidades futuras, além de evitar situações indesejáveis, ao considerar, na precificação, o valor adicionado pelas opções existentes nos projetos, tornando mais robusto o processo decisório que envolve a gestão de portfólio dos projetos de TI.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons