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Título: Egressos do sistema socioeducativo e a questão racial : uma revisão de literatura com apontamentos para programas de acompanhamento
Autor(es): Silva, Thallita de Oliveira
Orientador(es): Oliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de
Assunto: Medidas socioeducativas
Adolescentes
Direitos sociais
Racismo
Data de apresentação: 26-Set-2020
Data de publicação: 2-Mar-2021
Referência: SILVA, Thallita de Oliveira. Egressos do sistema socioeducativo e a questão racial: uma revisão de literatura com apontamentos para programas de acompanhamento. 2020. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Um dos objetivos das medidas socioeducativas destinadas a adolescente que pratique ato infracional, regulamentadas pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), é “a integração social do adolescente e a garantia de seus direitos individuais e sociais” (BRASIL, 2012). No entanto, o que se tem percebido no trabalho com os (as) adolescentes em cumprimento e encerramento da medida socioeducativa é que essa integração pouco acontece. Por isso, esta revisão de literatura pretendeu entender, com mais aprofundamento, o que tem sido pesquisado sobre egressos da medida socioeducativa de internação e o que as pesquisas têm mostrado como relevante para construção de um programa de acompanhamento dos egressos. Além disso, também foi analisado como os estudos têm abordado a questão racial no que diz respeito à vivência dos egressos e à elaboração e execução das políticas voltadas para este público. Percebeu-se que o Estado não tem interesse em mudar a realidade da população negra e investir para que jovens periféricos possam trilhar trajetórias que sigam na contramão da criminalidade. A maioria dos jovens egressos teve acesso reduzido a seus direitos antes de receber uma medida socioeducativa, a medida de internação não é suficiente para atender todas as demandas necessárias para um retorno ao convívio em comunidade e no término da medida o jovem se vê totalmente sem apoio estatal, porque quase não há programas de apoio a ele. A vivência da estigmatização apareceu bastante nos resultados, mas não foi aprofundada como uma questão racial. Concluiu-se que urge garantir aos egressos, a partir de um programa de acompanhamento específico e de forma integrada, políticas públicas de educação, lazer, cultura, esporte, saúde, trabalho e moradia que proporcionem possibilidades reais de promoção da condição de sujeito contribuindo para que eles e elas trilhem caminhos fora da criminalidade.
Abstract: One of the objectives of the socio-educational measures aimed at adolescents who commit an infraction, regulated by the National System of Social and Educational Assistance (SINASE), is “the social integration of adolescents and the guarantee of their individual and social rights” (BRASIL, 2012). However, what has been perceived in the work with adolescents in compliance and closure of the socio-educational measure is that this integration happens little. For this reason, this literature review intended to understand, in more depth, what has been researched about egress of the socio-educational measure deprivation of liberty and what research has shown to be relevant for the construction of a program for monitoring egress. In addition, it was also analyzed how studies have addressed the racial issue with regard to the experience of egress and the development and implementation of policies aimed at this audience. It was noticed that the State has no interest in changing the reality of the black population and investing so that young peripheral people can follow trajectories that go against criminality. Most of the young egress had reduced access to their rights before receiving a socio-educational measure, the internment measure is not enough to meet all the demands necessary for a return to living in community and at the end of the measure the young person finds himself totally without support because there are almost no support programs for it. The experience of stigmatization appeared a lot in the results, but it was not deepened as a racial issue. It was concluded that there is an urgent need to guarantee to the egress, from a specific and integrated monitoring program, public policies on education, leisure, culture, sport, health, work and housing that provide real possibilities for promoting the condition of subject contributing to let them and they take paths out of crime.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Curso de Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade, 2020.
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