Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26962
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LilianTatianeSouzaDias_tcc.pdf485,52 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão do Programa Bolsa-Família na Secretaria municipal de Educação Novo Gama - GO
Autor(es): Dias, Lilian Tatiane Souza
Orientador(es): Marques, Sonirza Corrêa
Assunto: Programa Bolsa Família
Administração municipal
Assistência social - políticas
Data de apresentação: 27-Abr-2019
Data de publicação: 10-Mar-2021
Referência: DIAS, Lilian Tatiane Souza. Gestão do Programa Bolsa-Família na Secretaria municipal de Educação Novo Gama - GO. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A pesquisa surgiu a partir das reflexões acadêmicas e da análise da realidade vivenciada no Município de Novo Gama-Goiás, mediante a transição dos gestores do Município. A pesquisa teve como objetivo geral, compreender a relevância da gestão do Programa Bolsa-Família para o processo educacional dos beneficiários do Município. Já os objetivos específicos contemplam descrever os critérios e as condicionalidades do Programa a Bolsa- Família e identificar a relação entre o gerenciamento do Programa e a permanência dos beneficiários do PBF a partir da inserção no Programa dos estudantes do Município. A metodologia da pesquisa tem como fundamentação os autores Szymanski (2008), Gil (1994) e Barbosa & Hess (2010) que orientam a respeito da entrevista e questionários na pesquisa social, além de informações do próprio sistema do PDDE. A partir da coleta e análise de dados foi verificado que dos 10.230 estudantes do Município, mais de 50% são beneficiários do Programa Bolsa-Família, sendo que 5.130 estudantes de até 14 anos e 765 alunos de 15 a 17 anos, totalizando 5.895 de estudantes que fazem parte do PBF. A análise dos dados foi observada que a atuação da gestão pública diante das demandas das políticas públicas de assistência social é fator determinante para assegurar que os usuários do Programa BolsaFamília não só tenham acesso, mas permaneçam no programa. Mas a não atuação da gestão pública compromete o acompanhamento mais preciso dos beneficiários com algum tipo de pendência ou até mesmo risco de ser cortado do programa por não cumprirem as condicionalidades que o PBF propõe, além de ficarem sem a assistência do programa, pode incorrer na evasão escolar.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.