Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26975
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LuciaWandreiaLopesRibeiro_tcc.pdf418,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão participativa e democrática em uma instituição de ensino no município de Campos Belos - Goiás
Autor(es): Ribeiro, Lúcia Wandréia Lopes
Orientador(es): Ribeiro, Jefferson Bruno Pereira
Assunto: Gestão participativa
Escolas - democracia
Data de apresentação: 27-Abr-2019
Data de publicação: 11-Mar-2021
Referência: RIBEIRO, Lúcia Wandréia Lopes. Gestão participativa e democrática em uma instituição de ensino no município de Campos Belos - Goiás. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A gestão com base na democracia, é um dos temas muito abordados entre os educadores na atualidade, representando importante desafio no cotidiano escolar. É de suma importância conhecer os processos envolvidos na construção de uma escola participativa e com base na democracia. Nesse sentido, a pesquisa busca responder a seguinte problemática: As instituições de ensino municipal de campos belos - GO podem ser consideradas instituições democráticas e participativas? Todos fazem parte desse processo democrático?. O objetivo geral deste trabalho É investigar a importância da gestão participativa e democrática nas instituições de ensino em todos os seus segmentos, analisando a opinião de diretores, professores, alunos, pais e demais funcionários da instituição. Para a realização desta pesquisa realizou - se uma pesquisa bibliográfica para se ter um embasamento do tema proposto através de livros, pesquisas em internet, artigos, entre outros, em seguida realizou se uma pesquisa a uma instituição de ensino em Campos belos – Go. A coleta de dados foi realizada através de questionários estruturados em perguntas abertas e fechadas. Os participantes desta pesquisa foi 5 professores regentes, 1 diretora, 5 alunos e 4 representantes dos pais, 5 funcionários administrativos. O questionário estruturado em questões para todos os segmentos. As respostas demonstraram que todos os entrevistados têm algum conhecimento sobre gestão democrática, sempre tem uns que sabe mais e outros menos, porém todos contribuíram de acordo com o seu conhecimento sobre o assunto. A partir do posicionamento dos professores, alunos, pais, diretor e demais funcionários, pode se observar a necessidade de a gestão adotar ações que possibilitem uma maior participação, melhorando assim, alguns aspectos que são cruciais para a efetivação da democracia na escola.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.