Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26986
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LaisPedritaNascimentoDeMorais_tcc.pdf4,5 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Deixe fluir : projetando experiências significativas para empreendedorismo em arte e design
Autor(es): Morais, Lais Pedrita Nascimento de
Orientador(es): Oliveira, Ana Mansur de
Assunto: Design
Empreendedorismo
Data de apresentação: 28-Nov-2019
Data de publicação: 12-Mar-2021
Referência: MORAIS, Lais Pedrita Nascimento de. Deixe fluir: projetando experiências significativas para empreendedorismo em arte e design. 2019. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esse projeto tem como base construtiva o design de experiências, utilizado de maneira livre e poética para o desenvolvimento da marca Lais Pedrita: deixe fluir e seus pontos de contato. Uma marca de ilustrações e produtos que tem como objetivo causar reflexão e encantamento nas pessoas através da arte e das coisas feitas com cuidado, trazendo momentos de leveza e verdade para o dia a dia. O método projetual conta com três fases de pesquisa, sendo a primeira delas um mergulho no universo da artista, com o objetivo de entender o porquê desse projeto e encontrar camadas conceituais profundas que o sustentem, além de entender as intenções da marca a curto, médio e longo prazo. A segunda fase de pesquisa é uma análise bibliográfica sobre design experiências, para obter melhor compreensão sobre o tema e aplicar suas ferramentas com maior propriedade e de maneira não enrijecida. Por fim, há uma imersão na estratégia de duas grandes marcas, Apple e Farm, estudos de caso para analisar como suas experiências funcionam na prática. Após a análise das pesquisas, entendeu-se que para criar as experiências de maneira mais consistente, o primeiro passo seria definir os conceitos da marca Lais Pedrita: deixe fluir, e desenvolver como primeiro ponto de contato um sistema de identidade visual que dê suporte às experiências a serem criadas posteriormente. Com a marca pronta, o caminho ficou aberto para a criação das outras experiências, sendo uma delas a montagem de uma intervenção artística, que utilizou os mesmos conceitos desenvolvidos na identidade visual, porém articulados de maneira diferente, saindo do virtual e aproximando o público do universo da artista de forma mais palpável. Também foi montada uma estratégia de posts para o instagram, a fim de compartilhar o DNA da marca com o público, além de visar um crescimento de mercado. Assim, pretende-se com esse projeto pré-estabelecer uma via de criação de experiências consistentes, baseadas em um estudo conceitual aprofundado da marca. Visando sempre a disseminação do seu propósito de maneira eficaz, ganhando espaço no mercado e gerando retorno financeiro.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Programação Visual e Projeto de Produto, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Design



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.