Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26990
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MarjaDeSaGuimaraes_tcc.pdf26,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Painéis de aventura : autonomia e criatividade aplicadas ao mobiliário infantil com inspiração na abordagem Pikler e no método Montessori
Autor(es): Guimarães, Marja de Sá
Orientador(es): Jardim, Symone Rodrigues
Coorientador(es): Ferreira, Frederico Hudson
Assunto: Ambiente escolar
Design Thinking
Mobiliário escolar
Desenvolvimento infantil
Design de produtos
Data de apresentação: 27-Nov-2019
Data de publicação: 14-Mar-2021
Referência: GUIMARÃES, Marja de Sá. Painéis de aventura: autonomia e criatividade aplicadas ao mobiliário infantil com inspiração na abordagem Pikler e no método Montessori. 2019. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este projeto é realizado em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB), e tem como objeto a criação de um mobiliário infantil com aporte pedagógico adequado às necessidades da primeira infância. O projeto, pensado para fabricação em madeira, ofece a possibilidade de melhor aproveitamento dos recursos do instituto, desenvolvendo um projeto com função pedagógica específica, que poderá ser utilizado na orientação dos alunos do IFB e cujo produto poderá ser adotado pela Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Como resultado, pretende-se um espaço desenvolvido por meio do conceito do brincar livre, com estímulo à autonomia e liberdade, sendo adequado ao ambiente escolar de crianças de zero a cinco anos. Para tanto, aplicou-se a metodologia do Design Thinking, realizando uma imersão no universo infantil, investigando as questões relacionadas ao seu desenvolvimento e ao seu ambiente, principalmente o escolar. Foi realizada pesquisa documental e bibliográfica, bem como estudo das abordagens pedagógicas mais relevantes e ou inovadoras, fundamentadas no estímulo à autonomia, liberdade e cooperação, das quais são exemplo o método Montessori e a abordagem Pikler. A solução apresentada buscou reunir os requisitos de projeto, previamente definidos, em um único produto, considerando tanto a usabilidade quanto os processos de fabricação. O resultado é uma proposta inovadora, que permitirá inserir nas escolas uma abordagem educativa menos tradicional, que valoriza a expressão da criatividade de modo livre e autônomo e o aprender fazendo, tornando o aprender e o brincar em sinônimos. O desenvolvimento do projeto proporcionou a imersão no ambiente fabril, aprofundando os conhecimentos sobre o processo de fabricação em madeira, bem como outras técnicas produtivas. A parceria realizada entre IFB e UnB, foi um primeiro passo para a construção de uma rede de parcerias entre o poder público, a universidade e o mercado, promovendo não somente a difusão de conhecimento e técnica, como também a construção de uma cadeia produtiva junto ao mercado de trabalho.
Abstract: This project is carried out in partnership with the Federal Institute of Brasilia (IFB), and its object is the creation of children’s furniture with educational aproach, suiting to the needs of early childhood. The project, designed for woodworking, offers the possibility of making better use of the institute’s resources, developing a project with a specific pedagogical function, which can be used to guide IFB students with a product that may be adopted by the District Department of Education. Federal (SEEDF). As a result, it aims a space developed through the concept of free play, with encouragement of autonomy and freedom, and suitable for the school environment of children from zero to five years old. To this end, the Design Thinking methodology was applied, immergin in the child universe, investigating the issues related to its development and its environment, especially the schooler. Documentary and bibliographic research was carried out, as well as the study of the most relevant and or innovative pedagogical approaches, based on the encouragement of autonomy, freedom and cooperation, such as the Montessori method and the Pikler approach. The solution presented sought to bring together previously defined design requirements into a single product, considering both usability and manufacturing processes. The result is an innovative proposal that will allow us to insert a less traditional educational approach in schools, which values the expression of creativity in a free and autonomous way and the learning by doing it, making learning and playing synonymous. The project development provided the immersion in the manufacturing environment, improving the knowledge about the wood manufacturing process, as well as other productive techniques. The partnership between IFB and UnB was a first step towards the construction of a network of partnerships between the government, the university and the market, promoting not only the dissemination of knowledge and technique, but also the construction of a productive chain with the profesional market.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Programação Visual e Projeto de Produto, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Design



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.