Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26993
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_PedroDeAlmeidaMarques_tcc.pdf5,8 MBAdobe PDFver/abrir
Título: 40 mundos : proposta de game design de um jogo Roguelike de exploração e aventura
Autor(es): Marques, Pedro de Almeida
Assunto: Design
Jogos
Roguelike (jogos) – jogabilidade
Data de apresentação: 29-Nov-2019
Data de publicação: 14-Mar-2021
Referência: MARQUES, Pedro de Almeida. 40 mundos : proposta de game design de um jogo Roguelike de exploração e aventura. 2019. 147 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O seguinte relato propõe a criação e desenvolvimento de um jogo para computadores, do gênero Roguelike, com elementos de ação e exploração e temática de ficção científica. Tendo como base de produção os estudos de Jesse Schell e sua tétrade elementar somados à abordagem prática do MDA, criou-se uma abordagem de projeto voltado à experiência do jogador, por onde extraíram-se objetivos específicos ao projeto. Usando os quatro elementos da tétrade de schell, separaram-se as estruturas fundamentais do jogo, mecânica, estética, tecnologia e narrativa, criando um padrão de relato que foi utilizado durante a pesquisa, ideação e finalização do produto. Foram realizadas pesquisas referenciais em cada um dos quatro campos visando a criação de requisitos específicos para suas respectivas etapas de desenvolvimento, enquadradas então na criação de um produto mínimo viável aos recursos disponíveis ao projeto. Uma vez concluídas as delimitações de requisitos, foram iniciadas as etapas de ideação e geração de alternativas, visando a implementação dentro de um produto final. Visando enquadrar-se dentro das características do gênero Roguelike, e seguindo práticas voltada a experiência, foram feitas diversas iterações de jogo, seguindo organicamente a produção individual das etapas, resultando em um produto coeso, capaz de cumprir os objetivos e requisitos propostos, enquanto dentro da lógica de criação voltada à experiência e as delimitações de escopo necessárias.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Programação Visual e Projeto de Produto, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Design



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.