Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27000
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LauraAlmeidaViana_tcc.pdf379,87 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O perfil epidemiológico dos pacientes atendidos na sala de avaliação e as medidas adotadas no enfrentamento ao Covid em uma Unidade Básica de Saúde do Distrito Federal
Autor(es): Viana, Laura Almeida
Orientador(es): Fonseca, Thaís
Assunto: Atenção primária à saúde
Saúde pública
Covid-19
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 17-Mar-2021
Referência: VIANA, Laura Almeida. O perfil epidemiológico dos pacientes atendidos na sala de avaliação e as medidas adotadas no enfrentamento ao Covid em uma Unidade Básica de Saúde do Distrito Federal. 2021. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Atenção Básica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: INTRODUÇÃO: No final de dezembro de 2019 surgiu um novo vírus chamado SARS CoV-2 na China, causador da doença COVID-19, o primeiro caso no Brasil, foi em fevereiro de 2020. Por meio da APS, as equipes de saúde da família podem desenvolver um papel fundamental no enfrentamento ao COVID19, garantindo a integralidade e a coordenação do cuidado. MÉTODOS: Foi utilizado o diáriode campo como instrumento para obter as informações das reuniões de colegiado e do ponto de controle, o período analisado no estudo foi de abril a agosto de 2020. RESULTADOS E DISCUSSÃO: O perfil encontrado predominante por mulheres, na faixa etária de jovens adultos, e dentre as comorbidades associadas houve maior ocorrência de hipertensão arterial (17,21%), seguido de diabetes de mellitus (5,77%). Os sinais e sintomas cefaleia (16,76%) e tosse (14,50%) foram os mais comuns, sendo julho o mês com maior quantidade de atendimentos. As medidas adotadas durante o período, destaca-se a mudança nos fluxos de acesso à Unidade, alteração nos processos de trabalho, o telemonitoramento como acompanhamento dos casos suspeitos e o painel interativo para conhecimento do cenário epidemiológico. CONCLUSÃO: A unidade apesar de ter enfrentado dificuldades estruturais, de recursos humanos e de insumos ainda assim, conseguiu se organizar e proporcionar atendimento e cuidado as demandas apresentadas pela população.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Residência Multiprofissional HUB/UnB, Curso de Especialização em Atenção Básica - Enfermagem, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Atenção Básica - Saúde Coletiva



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.