Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27012
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_IngridVasconcelosRodriguesDeMorais_tcc.pdf1,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Turismo e inovação : uma análise dos incentivos à startups de turismo no Brasil
Autor(es): Morais, Ingrid de Vasconcelos Rodrigues de
Orientador(es): Wiesinieski, Lívia Cristina Barros da Silva
Assunto: Empreendedorismo
Startup
Turismo
Desenvolvimento sustentável
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 19-Mar-2021
Referência: MORAIS, Ingrid de Vasconcelos Rodrigues de. Turismo e inovação: uma análise dos incentivos à startups de turismo no Brasil. 2020. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Através de um estudo realizado com startups brasileiras, o presente trabalho busca analisar o panorama das Startups de turismo no Brasil, evidenciando a importância dos novos negócios turísticos e de serem incentivados para a sua sustentabilidade. A relevância da produção deste trabalho é subsidiar o debate do turismo, discussões relacionadas às novas tendências de mercado visto seu potencial de desenvolvimento no Brasil. O trabalho é composto pela etapa de pesquisa bibliográfica relacionada aos temas de turismo, inovação e startups, seguido pela etapa de identificação das startups brasileiras e da elaboração do questionário e por fim a análise dos dados obtidos. A pesquisa revelou que quando uma cidade direciona seus esforços para o desenvolvimento econômico e social sustentável, tem como produtos: a tecnologia, inovação, uma gestão pública de qualidade e acessibilidade, que resultam num ambiente propício para o desenvolvimento das startups. Também foi possível enxergar as startups como como alternativa inovadora para o turismo, com potencial de crescimento, contando que tenham suporte necessário e que sejam assistidas e incentivadas.
Abstract: Through a study carried out with Brazilian startups, the present work pretends to analyze the panorama of Tourism Startups in Brazil, highlighting the importance of new tourist businesses and of being encouraged for their sustainability. The importance of the production of this work is subsidizing the tourism debate, related to the new market trends given its development potential in Brazil. The work consists of the bibliographic research stage related to the themes of tourism, innovation and startups, followed by the identification stage of Brazilian startups and the elaboration of the questionnaire and finally the analysis of the data obtained. The research revealed that when a city directs its efforts towards sustainable economic and social development, its products are: technology, innovation, public management of quality and accessibility, which result in an enabling environment for the development of startups. It was also possible to see startups as an innovative alternative for tourism, with growth potential, provided that they have the necessary support and that they are assisted and encouraged.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Turismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.