Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27032
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_BeatrizSantosTeixeira_tcc.pdf1,97 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de dados como subsídio para a tomada de decisão na política de desenvolvimento de coleções : estudo de caso realizado na Biblioteca do Instituto Federal de Brasília - Campus Samambaia
Autor(es): Teixeira, Beatriz Santos
Orientador(es): Victorino, Márcio de Carvalho
Assunto: Bibliotecas escolares
Bibliotecas - desenvolvimento da coleção
Desenvolvimento de coleções (Biblioteconomia)
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 20-Mar-2021
Referência: TEIXEIRA, Beatriz Santos. Análise de dados como subsídio para a tomada de decisão na política de desenvolvimento de coleções: estudo de caso realizado na Biblioteca do Instituto Federal de Brasília - Campus Samambaia. 2020. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Discute de qual forma a análise de dados, coletados a partir da base de dados do software de gerenciamento de bibliotecas, pode auxiliar o bibliotecário a tomar decisões para a elaboração e consequente melhoria do desenvolvimento de coleções. Como proposta este trabalho busca por meio de um estudo de caso realizado na Biblioteca do Instituto Federal de Brasília - Campus Samambaia mostrar que a partir de gráficos estatísticos, gerados pela análise dos dados, é possível oferecer subsídio para o bibliotecário tomar as decisões que tangem o desenvolvimento de coleções. Nesse sentido, tem como objetivos específicos: contextualizar a biblioteca e seus diferentes tipos; assim como é realizado a atividade de desenvolvimento de coleções; além de, identificar quais são os indicadores de desempenho relevantes para o desenvolvimento de acervo; e por fim alimentar esses indicadores e apresentá-los por meio de gráficos estatísticos. A metodologia utilizada será de abordagem quantitativa. A coleta de dados foi extraída do SQL Server, base de dados utilizado pelo Siabi (software utilizado pela biblioteca), em seguida os dados foram aplicados ao Tableau (plataforma de análise de dados) que gerou os gráficos estatísticos. Em conclusão, foi possível verificar que a partir da análise de dados o bibliotecário possui maior embasamento para a otimização do serviço de desenvolvimento de acervo.
Abstract: Discusses how data analysis, collected from the library management software database, can help the librarian make decisions for the elaboration and consequent improvement of collection development. As a proposal, this work seeks through a case study carried out in the Library of Instituto Federal de Brasília – Campus Samambaia to show that from statistical graphs generated by data analysis, it is possible to offer subsidy for the librarian to make the decisions that make the development of collections. In this sense, its specific objectives are: to contextualize the library and its different types; as well as the collection development activity; and identify which performance indicators are relevant for the development of the acquis; and finally feed these indicators and present them through statistical graphs. The methodology used will be of quantitative approach. Data collection was extracted from SQL Server, the database used by Siabi (software used by the library), then the data was applied to Tableau (data analysis platform) that generated the statistical graphs. In conclusion, it was possible to verify that, from the data analysis, the librarian has greater basis for the optimization of the collection development service
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2020.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.27032
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.