Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27056
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MagnoPauloDeSouza_tcc.pdf594,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O orçamento impositivo no SUS : impacto das emendas individuais e de bancada no orçamento da saúde e o papel do poder legislativo na formulação de políticas públicas de saúde
Autor(es): Souza, Magno Paulo de
Orientador(es): Costa, Abimael de Jesus Barros
Assunto: Orçamento impositivo
Emendas parlamentares
Serviços de saúde
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 23-Mar-2021
Referência: SOUZA, Magno Paulo de. O orçamento impositivo no SUS: impacto das emendas individuais e de bancada no orçamento da saúde e o papel do poder legislativo na formulação de políticas públicas de saúde. 2020. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Orçamento e Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O Orçamento Público é um dos instrumentos de gestão das finanças públicas do Estado, assim como o Plano Plurianual e Lei de Diretrizes Orçamentária. O Orçamento público consiste na forma pela qual o Estado (Poder Legislativo) autoriza a realização da despesa pública. O Orçamento Impositivo, é uma parte do Orçamento Público, que deve ser executada de forma obrigatória pelo Poder Executivo. O objetivo deste artigo é analisar o orçamento impositivo no SUS, em especial, qual o impacto das Emendas Individuais e de Bancada no orçamento da Saúde e o papel do Poder Legislativo na formulação de Políticas Públicas de Saúde. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, longitudinal e aplicada com abordagem qualitativa e quantitativa. Como procedimento técnico, será utilizado um estudo de caso, no Orçamento do Ministério da Saúde, em especial, nas Ações e Serviços Públicos de Saúde - ASPS. Os procedimentos utilizados para a coleta de dados serão: análise documental e observação direta sobre a execução orçamentária e financeira do orçamento da Saúde. Com base na análise descritiva dos dados orçamentários e financeiros concluo, que de fato, o orçamento impositivo, decorrente das EC nº 86/2015 e EC nº 100/2019, melhorou a execução orçamentária e financeira das Emendas no orçamento da Saúde. Consequentemente melhorou os percentuais de execução em ASPS. Entretanto, a alocação de recursos de Emendas por parte do Poder Legislativo, está longe do ideal para algumas subfunções de governo. Também há pouca indicação para outras ações orçamentárias. Fato que pode comprometer a eficácia da política pública de saúde.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, Especialização em Orçamento e Políticas Públicas, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Orçamento e Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.