Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27057
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_NathaliaDeOliveiraSantos_tcc.pdf493,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Orçamento público da saúde : a importância da participação social no acompanhamento dos recursos do SUS transferidos na modalidade fundo a fundo
Autor(es): Santana, Nathália de Oliveira
Orientador(es): Matos, Franco de
Assunto: Orçamento público
Gasto público
Saúde pública
Saúde - participação social
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Data de apresentação: 27-Nov-2020
Data de publicação: 23-Mar-2021
Referência: SANTOS, Nathália de Oliveira. Orçamento público da saúde: a importância da participação social no acompanhamento dos recursos do SUS transferidos na modalidade fundo a fundo. 2020. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Orçamento e Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente artigo será organizado em 5 capítulos. Primeiramente, trará uma visão geral sobre o orçamento público na saúde, demonstrando suas particularidades e formas de financiamento, bem como as formas utilizadas pela Governo Federal para repassar os recursos aos estados e municípios. Em seguida, fará um detalhamento acerca da principal modalidade de repasse de recursos, que são as transferências fundo a fundo. Já o terceiro capítulo, mostrará como acontece o acompanhamento e a fiscalização dessa modalidade de recursos e logo em seguida, o quarto capítulo se propõe a mostrar a importância dos conselhos de saúde e da participação social no acompanhamento e fiscalização dessas transferências. Por fim, o quinto e o sexto capítulo, demonstrarão as dificuldades que os conselhos de saúde enfrentam para fiscalizar esses recursos, bem como os desafios para aumentar a participação e a conscientização da sociedade em relação a fiscalização dos recursos fundo a fundo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, Especialização em Orçamento e Políticas Públicas, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Orçamento e Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.