Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27082
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_WesleyRodriguesTrigueiro_tcc.pdf1,17 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Sistema de informações sobre orçamentos públicos em saúde e sua utilização pelos gestores municipais do SUS
Autor(es): Trigueiro, Wesley Rodrigues
Orientador(es): Lúcio, Magda de Lima
Assunto: Orçamento público
Saúde pública
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Data de apresentação: 4-Dez-2020
Data de publicação: 30-Mar-2021
Referência: TRIGUEIRO, Wesley Rodrigues. Sistema de informações sobre orçamentos públicos em saúde e sua utilização pelos gestores municipais do SUS. 2020. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Orçamento e Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Por meio deste trabalho, buscou-se apresentar o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) – expondo um histórico do Sistema, suas origens, características, objetivos e sua evolução no decorrer do tempo – levando o sistema a executar um papel não só de ferramenta de prestação de contas, mas também de ferramenta de gestão. Nessa linha foi realizada análise das informações cadastrais dos perfis do SIOPS e das datas de disponibilização do sistema para preenchimento dos entes federados – com foco nos Secretários Municipais de Saúde. O objetivo desta análise foi verificar a viabilidade de o gestor do SUS na esfera municipal utilizar as informações geradas pelo SIOPS como insumo na gestão orçamentária dos recursos públicos aplicados em saúde. Como resultado, restaram constatadas algumas limitações que podem restringir o protagonismo do gestor no uso subsidiário das informações do SIOPS na gestão, não sendo possível constatar se o gestor do SUS se vale dos dados do SIOPS como ferramenta de gestão.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, Especialização em Orçamento e Políticas Públicas, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Orçamento e Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.