Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27086
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_LeonardoMichelstadterCunha_tcc.pdf569,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Contribuição do orçamento no desenvolvimento do SUS e garantia de seus princípios a partir da governança pública
Autor(es): Cunha, Leonardo Michelstadter
Orientador(es): Costa, Abimael de Jesus Barros
Assunto: Sistema Único de Saúde (Brasil)
Orçamento público
Governança
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 30-Mar-2021
Referência: CUNHA, Leonardo Michelstadter. Contribuição do orçamento no desenvolvimento do SUS e garantia de seus princípios a partir da governança pública. 2020. 25 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Orçamento e Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Na discussão deste artigo trouxemos elementos que levam a uma reflexão do papel do Sistema Único de Saúde como vetor de crescimento econômico e redução de desigualdades. Para isso, discutisse sobre como o orçamento e a governança podem impactar no fortalecimento do desenvolvimento do SUS - aqui discutido de forma ampla, e não apenas com viés econômico – e dos seus princípios. Concluímos que o orçamento e a governança têm papel central na Desenvolvimento e garantia dos princípios do SUS. Por fim, provocamos o leitor a refletir que tipo de Estado buscamos na construção do nosso país.
Abstract: In the discussion of this article, we brought elements that lead to a reflection on the role of the Unified Health System as a vector of economic growth and reduction of inequalities. Thus, the discussion regarding how budget and governance can impact on strengthening the development of SUS - discussed here broadly, and not only with an economic bias - and its principles. In summary, budget and governance play a central role in the development and guarantee of SUS principles. Finally, we provoke the reader to reflect on what kind of State we seek in the construction of our country.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, Especialização em Orçamento e Políticas Públicas, 2020.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.27086
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Orçamento e Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.