Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27087
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_KellyMiyukiOshiro_tcc.pdf1,63 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O desafio da introdução das tecnologias em saúde e o impacto orçamentário
Autor(es): Oshiro, Kelly Miyuki
Orientador(es): Dantas, José Marilson Martins
Assunto: Medicamentos
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Orçamento público
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 30-Mar-2021
Referência: OSHIRO, Kelly Miyuki. O desafio da introdução das tecnologias em saúde e o impacto orçamentário. 2020. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Orçamento e Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Os medicamentos são tecnologias essenciais que visam a melhora da saúde da população brasileira, sendo sua disponibilização item frequentemente demandado e questionado por diversos atores quando a oferta não é realizada pelo SUS. A universalidade é um dos principais princípios norteadores das ações do SUS, esse princípio estabelece que todos devem ter acesso à saúde, portanto, todos deveriam ter acesso a tratamentos adequados, que consiste, inclusive, no acesso ao medicamento adequado. Porém, essa disponibilidade universal esbarra em limitações financeiras e orçamentárias impostas ao orçamento da saúde. Essa limitação do orçamento está relacionada, principalmente, ao piso estabelecido pela Emenda Constitucional nº 95. Sabendo das limitações impostas e das crescentes demandas por novos medicamentos, este trabalho buscou entender como é realizado o processo de incorporação de novos medicamentos no rol de distribuição do SUS, entendendo, principalmente, como é realizada a avalição do impacto orçamentário pela Comissão responsável pelas análises de incorporação e a relação desse processo com as demandas judicias de medicamentos não disponibilizados. Constata-se que essa relação é bastante complexa, pois trata-se da relação entre o direito à vida e a limitação de recursos existentes. Portanto, esse assunto requer muita atenção por parte dos gestores e dos atores envolvidos e cuidado na avalição das demandas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, Especialização em Orçamento e Políticas Públicas, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Orçamento e Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.