Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27104
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_DanielaPatriciaDiasOliveira_tcc.pdf887,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Restos a pagar no Ministério da Saúde : uma pesquisa avaliativa
Autor(es): Oliveira, Daniela Patrícia Dias
Orientador(es): Costa, Abimael de Jesus Barros
Assunto: Orçamento público
Restos a pagar (Orçamento público)
Recursos públicos
Ministério da Saúde
Data de apresentação: 25-Nov-2020
Data de publicação: 31-Mar-2021
Referência: OLIVEIRA, Daniela Patrícia Dias. Restos a pagar no Ministério da Saúde: uma pesquisa avaliativa. 2020. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Orçamento e Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: o objetivo da presente pesquisa foi descrever a gestão dos restos a pagar no Ministério da Saúde e o impacto causado pelas referidas legislações. Dessa forma, buscou-se analisar tanto a execução orçamentária como os restos a pagar ao longo dos anos dos seguintes órgãos: ANS, ANVISA, FIOCRUZ, FUNASA e Ministério da Saúde. O presente trabalho estrutura-se em quatro capítulos principais, apresentandose no primeiro o referencial teórico que tratará sobre o papel do planejamento e alguns conceitos referentes ao processo orçamentário para melhor entendimento dos capítulos seguintes. Para o seu desenvolvimento, utiliza-se, principalmente as obras de Francisco G. L. Motta e Augustinho Paludo, além de artigos e pesquisas em sites renomados. No segundo, será abordado a metodologia adotada para a realização do presente trabalho. No terceiro será apresentado os resultados da pesquisa, trazendo um panorama geral tanto da estrutura organizacional quanto da execução orçamentária do Ministério da Saúde. Por último, será analisada as legislações específicas em matérias orçamentárias aplicadas ao Ministério e o impacto que elas têm gerado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, Especialização em Orçamento e Políticas Públicas, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Orçamento e Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.