Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27120
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JoseRibeiroGoncalves_tcc.pdf461,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Orçamento participativo : a importância da participação social
Autor(es): Gonçalves, José Ribeiro
Orientador(es): Campos, Edmilson Soares
Assunto: Orçamento participativo
Organização social
Participação social
Data de apresentação: 27-Abr-2019
Data de publicação: 6-Abr-2021
Referência: GONÇALVES, José Ribeiro. Orçamento participativo: a importância da participação social. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A temática sobre o orçamento participativo passa a ser o instrumento democrático que permite aos cidadãos participarem do processo de organização social, permitindo às prefeituras estabelecerem limites e critérios para compartilhar o poder de decisão com os moradores das diversas regiões de um município. O presente estudo permite ver um ensaio de revisão teórica, englobando pontos como o orçamento tradicional, plano plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias, orçamento participativo e democracia. Dessa forma para que haja sucesso em sua elaboração, execução e controle do orçamento participativo, é necessária a conscientização da população sobre a importância da participação social efetiva, de modo livre e universal nas assembleias e fóruns de discussão para a tomada de decisão orçamentária. Ao atuar efetivamente no orçamento participativo, o cidadão deixa de ser um mero coadjuvante para ser protagonista e tomador de decisões sobre os recursos/investimentos públicos. A efetiva realização e implementação do orçamento participativo podem ser visualizadas como um fortalecimento da democracia na gestão municipal. A Constituição Federal ela tem três elementos base: o Plano Plurianual; a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária anual que vão estabelecer de fato o orçamento participativo no processo de organização das prefeituras de uma maneira geral. O Estado, para desenvolver suas atividades e atingir a satisfação do interesse público, necessita cada vez mais de recursos, principalmente aqueles de natureza financeira. As demandas da sociedade, sempre crescentes, são influenciadas pelas transformações sociais, econômicas e tecnológicas e, também, pelo estabelecimento do Estado Democrático, que vem possibilitando aos cidadãos reivindicar a satisfação do interesse coletivo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.