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2019_CamilaBezerraVieiraDeAtaide_tcc.pdf317,36 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorMonteiro, Renata Alves-
dc.contributor.authorAtaide, Camila Bezerra Vieira de-
dc.identifier.citationATAIDE, Camila Bezerra Vieira de. “Comida de verdade?’’: representações dos pratos apresentados por nutricionistas influenciadores digitais no Instagram. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2019.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: o aumento do uso das redes sociais para busca dos mais variados assuntos vem ganhando atenção por consequência do impacto que elas podem ter em seus usuários. Uma vez que o nutricionista é um profissional que pode qualificar a informação disponibilizada nas mídias sociais é relevante identificar como este apresenta a alimentação nesses meios. Objetivo: compreender como os nutricionistas apresentam o alimento dentro do contexto da comensalidade digital no Instagram, de forma a identificar e caracterizar perfis de alimentos, porções e demais elementos apresentados no prato da refeição do almoço desses profissionais. Materiais e Métodos: trata-se de um estudo exploratório de abordagem quanti-qualitativa a partir da análise de 10 perfis de nutricionistas no Instagram com 29 postagens de pratos de almoço no período de maio/junho de 2019, a análise textual da descrição e das legendas foi feita pelo software Iramuteq. Resultados/Discussão: os resultados apresentados expressam o discurso de importância da alimentação in natura, modos de preparo com baixo teor de gorduras e o discurso do nutricionista atrelado ao verbete ‘não’. Também foi notada a falta de alimentos básicos na alimentação brasileira como arroz branco e feijão, assim como ficou evidente a importância que o nutricionista dá à imagem que passa por meio das hashtags. Considerações finais: O Instagram pode ser uma via para a educação alimentar e nutricional e promoção de saúde, porém, os profissionais devem apresentar uma alimentação saudável de forma global e não só no contexto nutricional. Apesar do número restrito de perfis observados e do período limitado foi possível compreender o que é retratado pelos nutricionistas nas postagens sobre as refeições do almoço feitas em suas respectivas contas. Para estudos futuros, é interessante analisar também seus respectivos comentários, para que dessa forma a reação e a fala do seguidor também sejam consideradas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRedes sociais on-linept_BR
dc.subject.keywordInstagram (Rede social on-line)pt_BR
dc.subject.keywordNutricionistas - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordEducação alimentar e nutricionalpt_BR
dc.subject.keywordInfluenciadores digitaispt_BR
dc.subject.keywordPromoção da saúdept_BR
dc.title“Comida de verdade?’’ : representações dos pratos apresentados por nutricionistas influenciadores digitais no Instagrampt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-04-06T12:33:51Z-
dc.date.available2021-04-06T12:33:51Z-
dc.date.submitted2019-12-06-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27130-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Introduction: The increased use of social networks to search for variety of subjects has been gaining attention due to the impact they can have on their users. Once the nutritionist is a professional who can qualify the information available on social media is relevant to identify how it presents the food in these places. Objective: To understand how nutritionists present food within the context of digital commensality on Instagram, in order to identify and characterize food profiles, portions and other elements presented on the plate of the main meal of these professionals. Materials and Methods: This is an exploratory study of a quantitative and qualitative approach based on the analysis of 10 Instagram nutritionist profiles with 29 lunch dishes posts in May / June 2019. A textual analysis of the description and subtitles was made by the Iramuteq software. Results/Discussion: the results showed words that express the importance of eating non processed food, low fat preparation modes and the nutritionists’ speech linked to the entry 'no'. It was also noted the lack of staple foods in Brazilian food such as white rice and beans, as it was evident the importance that the nutritionists give to the image presented through the hashtags. Final thoughts: Instagram can be a way for food and nutrition education and health promotion, but professionals must present a healthy diet globally and not just for the nutritional context. Despite the limited sample and timeframe, it was possible to begin to understand what is passed on by nutritionists on the posts on their respective accounts. For future studies, it is also interesting to analyze the comments on posts so that the follower's reaction and speech can also be considered.pt_BR
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