Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27145
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_NataliaDosAnjosGuimaraes_tcc.pdf459,86 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ambiente alimentar e nutricional : a importância do território no direito humano à alimentação adequada
Autor(es): Guimarães, Natália dos Anjos
Orientador(es): Monteiro, Renata Alves
Coorientador(es): Mattos, Danielle Cabrini
Assunto: Alimentação saudável
Segurança alimentar
Alimentos - consumo
Promoção da saúde
Data de apresentação: 5-Jul-2019
Data de publicação: 7-Abr-2021
Referência: GUIMARÃES, Natália dos Anjos. Ambiente alimentar e nutricional: a importância do território no direito humano à alimentação adequada. 2019. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Introdução: Compreender melhor o território e sua organização é uma demanda gerada em decorrência do cenário de má alimentação em consequência da nova conformação dos sistemas alimentares. O comprometimento da produção, abastecimento, comercialização e distribuição, etapas que compõe o sistema alimentar, contribuíram com a inadequação do acesso aos alimentos. Objetivo: Comparar dois tipos de classificação referente ao instrumento NEMS, analisar o ambiente alimentar através do instrumento previamente aplicado; e verificar a possibilidade de instalação de pântanos e/ou desertos alimentares na região dos Pireneus-GO Métodos: Estudo transversal de caráter quantitativo. Foi identificado no instrumento NEMS, duas formas diferentes de analisar o ambiente alimentar através dos estabelecimentos. A primeira classificação é pelo tipo de estabelecimento e a segunda é pelo índice gerado a partir da pontuação do instrumento aplicado em cada estabelecimento. Resultado: Quando analisado o ambiente alimentar através da oferta de alimentos dos estabelecimentos nos municípios, os resultados observados foram que a classificação por tipo de estabelecimento definindo os estabelecimentos como a maioria misto. Já pela classificação por índice, os resultados apontam a maioria dos estabelecimentos como não promotores da saúde. Além disso, outro dado apresentado foi a quantidade de ultraprocessados (66%) em relação aos alimentos in natura (39%) Discussão: As diferentes características vinculadas ao ambiente alimentar e nutricional interferem diretamente nas escolhas alimentares do indivíduo e consequentemente na saúde da população. Conclusão: A classificação pelo índice é mais indicada, pois apresenta maior detalhamento das características dos estabelecimentos e alimentos disponíveis
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Nutrição



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.