Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27187
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_LeandroNeryAlvesVargas_tcc.pdf1,9 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estimativas de custos e prazos para projetos de preparo de tropas brasileiras para o sistema de prontidão das Nações Unidas
Autor(es): Vargas, Leandro Nery Alves
Orientador(es): Silva, Alexander Machado da
Assunto: Nações Unidas
Tropas
Missões de paz
Data de apresentação: 22-Set-2020
Data de publicação: 8-Abr-2021
Referência: VARGAS, Leandro Nery Alves. Estimativas de custos e prazos para projetos de preparo de tropas brasileiras para o sistema de prontidão das Nações Unidas. 2020. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Projetos)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo identificar os fatores de custos e prazos para o preparo de um Batalhão de Infantaria de Força Paz do Brasil para atuar em prol de operações de paz, sob a égide das Nações Unidas (ONU). Para tal, o estudo procurou identificar as atividades de preparo dos batalhões desdobrados na Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), no período de 2004 a 2017, para compor o rol de ações para a estimativa de custos e dos prazos necessários ao preparo da tropa. Portanto, em 2015, as Nações Unidas substituíram o antigo sistema de prontidão por um mais eficaz evidenciando de modo mais eficiente e dinâmico a interação do país contribuinte de tropa com a ONU, chamado de Sistema de Prontidão das Capacidades das Nações Unidas (UNPCRS). Entretanto, o Brasil e o Exército Brasileiro não desdobraram um novo contingente tendo como base os níveis de aprestamento e de preparo sob esse novo sistema de prontidão. Para isso, o presente estudo tentou identificar as atividades de preparo dos batalhões brasileiros para a missão no Haiti e de acordo com as técnicas de gestão de projetos, padronizados no PMBOK e Normas para Elaboração, Gerenciamento e Acompanhamento de Projetos do Exército Brasileiro (NEGAPEB), buscando levantar os custos e os prazos para o preparo, na nova sistemática de prontidão das Nações Unidas. Assim sendo, foi possível identificar as atividades constantes do preparo de um batalhão de infantaria a ser desdobrado em uma missão de paz, com os respectivos levantamentos de custos e prazos de acordo com as técnicas de estimativas constantes na literatura da gestão de projetos supracitada.
Abstract: The proposed study aims to identify the factors related to costs and timeframe for the preparation of a Brazilian Peace Force Infantry Battalion to carry out peace operations, under the aegis of the United Nations (UN). To this end, this study identifies activities designed to prepare battalions deployed in the United Nations Stabilization Mission in Haiti (MINUSTAH), from 2004 to 2017, in order to compose the list of actions necessary for estimating costs and amount of time required for troop preparation. Therefore, in 2015, the United Nations replaced the preceding readiness system with a more effective one—the United Nations Peacekeeping Capability Readiness System (UNPCRS)—, highlighting the interaction between the Troop-Contributing Country (TCC) and the UN efficiently and dynamically. However, Brazil and the Brazilian Army have not deployed any contingent based on the levels of readiness and preparedness under this new readiness system. Thus, this study seeks to analyze the activities carried out in the preparation of Brazilian battalions for the mission in Haiti and in accordance with the application of project management techniques standardized in the PMBOK and the Norms for Elaboration, Management and Monitoring of Projects of the Brazilian Army (NEGAPEB, in Portuguese), so as to estimate costs and timeframe for preparation in accordance with the latest UN readiness system. Therefore, it was possible to identify the activities involved in the preparation of an infantry battalion to be deployed in a peacekeeping mission, with the respective cost and deadline surveys in accordance in the aforementioned project management literature.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Especialização em Gestão de Projetos, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Projetos



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.