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dc.contributor.advisorGonçalves, Rose Mary-
dc.contributor.authorLarrossa, Ronaldo Luiz Fagundes-
dc.identifier.citationLARROSSA, Ronaldo Luiz Fagundes. Estudo da aplicação da gestão do conhecimento em uma organização de TI. 2011. 48 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2011.en
dc.descriptionCurso de Graduação de Administração à Distância.-
dc.description.abstractA expressão Gestão do Conhecimento (GC) ainda não possui um conceito estabelecido e assume significados diversos, de acordo com o contexto em que se aplica. Especialmente com o advento da TI e com o avanço nas práticas de gestão organizacional, a GC tem sido entendida sob a forma de diferentes estratégias, a partir das quais as organizações lidam com o conhecimento, interna e externamente, para obter vantagens competitivas. A Diretoria de Tecnologia de uma das principais empresas do segmento bancário do Brasil e do mundo, além de oferecer o suporte tecnológico necessário ao aprimoramento da GC de forma corporativa, deve também se preocupar com a GC dentro da própria diretoria, com as particularidades próprias de uma grande organização de Tecnologia da Informação (TI). Avaliar a contribuição que as práticas de Gestão de TI estão oferecendo para a melhoria da Gestão do Conhecimento na área de TI da organização, é o objetivo deste estudo. A partir da apresentação de alguns conceitos e teorias estudadas sobre a GC e de uma pesquisa sobre a aplicação das práticas de Gestão de Projetos e Gestão de Requisitos na organização estudada, o presente trabalho analisa a influência das duas práticas mencionadas sobre o fluxo da informação, explicitação do conhecimento existente e geração de novos conhecimentos para a organização. Para alcançar esse objetivo, é utilizada uma pesquisa exploratória e descritiva, o método qualitativo, uma análise documental, pesquisa bibliográfica e entrevistas . O estudo aponta resultados positivos que demonstram que a empresa está no caminho correto mas também mostra que ainda há um volumoso e contínuo trabalho a ser realizado para que a empresa possa cada vez mais tangibilizar os conhecimentos nela existentes.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordGestão do conhecimentoen
dc.subject.keywordGestão organizacionalen
dc.titleEstudo da aplicação da gestão do conhecimento em uma organização de TIen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2012-02-02T17:04:33Z-
dc.date.available2012-02-02T17:04:33Z-
dc.date.issued2012-02-02T17:04:33Z-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2720-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2720pt_BR
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